Aulas de Xadrez com o Mestre Nacional Dawton Lemos




MN (Mestre Nacional) Dawton Almino Lemos nasceu em Juazeiro do Norte/CE, em 18 de setembro de 1998.


Dawton começou seu desenvolvimento como professor de xadrez, em 2013, isso faz com que o mesmo tenha total conhecimento e experiência em aulas particulares.

Ele já possui grandes títulos, foi Campeão Brasileiro de Categoria em 2012, Vice-campeão cearense de xadrez absoluto,Co-campeão do Aberto do Brasil Aderson Borges de Carvalho, Vice-campeão do Troféu Tiradentes, campeão em categoria em mais de 10 abertos do brasil, joga xadrez regularmente tendo disputado três vezes a semi-final do campeonato brasileiro de xadrez absoluto, possuidor de um Rating internacional de xadrez, pela FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE XADREZ (FIDE), o qual é classificado como o melhor jogador da sua categoria atualmente (Sub-18).

E recentemente recebeu o título de Mestre Nacional no xadrez, título oferecido pela Confederação Brasileira de Xadrez, saiba o que é Mestre Nacional

Rating FIDE(Internacional): 2187.

Conforme você pode verificar pelo site oficial.



O nosso método de treinamento é diferenciado, confira logo abaixo algumas das vantagens de ter aulas de xadrez com o MN Dawton Lemos:
  • Com nossas aulas você pode ter suas partidas profundamente analisadas, baseadas em um número de fatores, incluindo seus jogos recentes, estilo de jogo entre outros.
  • Após adquirir aulas particulares você receberá sem nenhum custo adicional um especial programa de planejamento personalizado, com os pontos mais importantes que você precisa estudar, materiais de treinamentos, para assim conseguir evoluir em um curto período de tempo.
  • Nosso treinamento também inclui também uma série de atividades para que o aluno consiga aprofundar seus conhecimentos no material estudado, resolver essas atividades é um dos pontos mais importantes para que você consiga evoluir da maneira mais rápida possível.
Nosso treinamento é focado nas áreas com mais problemas..
  • Criando (ou melhorarando) um repertório de abertura completo para as brancas e pretas baseado no estilo pessoal do estudante, forças e fraquezas.
  • Criando uma base de abertura para que o aluno consiga  se desenvolver em aberturas não familiares.
  • Melhorando o planejamento e avaliação para que consiga um meio-jogo mais efetivo.
  • Desenvolvendo a habilidade de coordenação de peças, para de maneira efetiva dar suporte ao seu plano.
  • Entendendo a estratégia do meio-jogo e desenvolvendo um "senso posicional".
  • Preparando e executando um ataque com sucesso
  • Melhorando sua visão tática e sua habilidade de calcular
  • Entendendo finais teóricos e práticos
  • Priorizando corretamente os princípios do jogo na prática.
Nossas aulas vão desde o básico até o avançado

De acordo com o nível do aluno, cada ponto será bem trabalhado para que o mesmo consiga uma boa base dos conhecimentos mais importantes do jogo.

Nossas aulas serão personalizadas de acordo com o seu nível de jogo, e é recomendável para todos os alunos, desde aqueles que aprenderam a jogar recentemente ou que já sabia jogar mas nunca aprofundou seus conhecimentos com estudo até aqueles que já possuem um nível mais avançado e que querem melhorar ainda mais seu conhecimento nessas áreas. 

As aulas são divididas em 5 pontos principais.

É feita uma aula de sondagem que serve pra identificar os pontos fortes e fracos do aluno, e de acordo com a necessidade do mesmo, será priorizado alguns dos pontos a seguir, dessa forma o aluno estudará mais o que for necessário para o seu desenvolvimento no jogo, mas os pontos com o que ele já está adaptado e entende melhor também é analisado mas com um peso menor.

Qual é o segredo para evoluir no xadrez ?

Essa é uma pergunta que todos os enxadristas um dia já se perguntaram, será que existe realmente um segredo de como estudar xadrez, ou será que se você estudar de qualquer forma conseguirá os mesmos objetivos que qualquer outra forma de estudo ?



Para responder essa pergunta, uso como base minha própria experiência, acredito que cada pessoa tem seu jeito de estudar xadrez e que pode sim ser bem produtivo, porém, por não ter uma base, ou uma noção correta de como estudar xadrez, várias pessoas estudam xadrez de forma totalmente aleatória, e que por conta disso eles não conseguem progredir no xadrez..

Então venho mostrar a vocês um dos segredos de como evoluir no xadrez,para conseguir resultados produtivos o meu segredo, que também é usado nas aulas, é estudar todas as fases do xadrez simultaneamente, para que o aluno consiga uma noção básica sobre todas as fases e dessa maneira conseguir jogar de forma consistente seus jogos.

Para ajudar a todos os meus alunos eu desenvolvi um sistema de ensino que se notou bastante produtivo que é o ciclo abaixo:




1. Abertura


Nesse ponto, teremos um estudo aprofundado sobre os fatores principais da abertura, sobre todos os fatores que o ajudarão a jogar essa fase do jogo sem ter problemas maiores.

A critério do aluno podemos formar um repertório de acordo com seu estilo de jogo e com isso trabalhar profundamente cada abertura selecionada, essa é uma forma eficiente de melhorar o seu jogo, jogar uma abertura bem faz com que seu auto-estima melhore e que isso lhe traga bons resultados no meio-jogo e final.

Nosso modo de estudar aberturas não é somente decorar série de lances e variantes importantes e sim tentar compreender todas as idéias estratégicas por trás de cada lance para que o aluno tenha um entendimento sobre a abertura jogada e não tenha tantos problemas se o adversário jogar uma variante na qual você não estudou.

Também é abordado de acordo com o nível do aluno, como utilizar o uso de programas de xadrez para melhorar essa área do jogo, como por exemplo o principal uso do Chessbase que atualmente é um dos maiores softwares do mundo e saber como usar ele é essencial pra qualquer jogador que pretenda evoluir seu nível.

2. Tática

Nesse ponto será abordado problemas táticos para testar o nível do aluno, e de acordo com isso, será proposto um método de treinamento eficiente para melhorar a sua habilidade de calcular determinadas posições.

Também será estudado os temas táticos mais predominantes no jogo, como cravada, espeto, entre outros, e aprender esses temas faz com que o jogador se acostume com ele e que consiga responder vários problemas baseados nos temas apresentados.

Diversos temas de combinação serão apresentadas para que o aluno consiga entender e dominar essa fase do jogo que na minha opinião é uma das fases mais importantes do jogo.

E para jogadores mais avançados é mostrado de acordo com o nível do aluno, como calcular lances no xadrez, como aprofundar em determinadas posições, como escolher os melhores lances candidatos entre outros.

3. Estrategia

Nesse ponto será estudado profundamente ideias de estratégia, como analisar uma posição no xadrez, como fazer planos em qualquer posição, como saber avaliar quem está melhor na posição entre outros.

O aluno também será guiado a estudar os temas estratégicos mais importantes do jogo que alguns deles podem ser citados logo abaixo:

  • Centro e estrutura de peões;
  • Peças ativas;
  • Par de bispos;
  • Estratégia na abertura;
  • Como criar um plano;


4. Finais

Aqui estudaremos finais, que é uma fase de jogo importantíssima, ao estudar ela é possível que o aluno consiga aprender temas relacionados a também no meio-jogo, fazer com que o aluno consiga definir quais peças devem ser trocadas, quais devem ser evitadas para não jogar um final inferior entre outros.

Será estudado dos mais básicos finais como mates elementares, finais de rei e peão e também os mais teóricos e complexos finais como finais de rei e torre entre outros.




Para ter uma interação melhor entre professor aluno, o professor sempre envia o que foi analisado na aula para o aluno em PGN, e também o mesmo recebe partidas comentadas, posições críticas, problemas e muito mais para ir treinando sozinho quando não estiver na aula.

Com isso nós formamos um contato entre professor e aluno online e offline, dando total apoio para que o desenvolvimento do nível técnico não fique somente na hora da aula, mas também nós temos um acompanhamento profissional Offline, com materiais de suporte.

Tenha acesso gratuitamente a uma de nossas apostilas, clique na imagem a seguir:


Clique logo acima e tenha acesso a uma de nossas apostilas sobre um tema muito importante.




Contato de Voz: As aulas serão dada com a ajuda de dois programas, Skype programa que permitirá que o aluno se comunique por voz com o professor, é necessário então, que o aluno possua microfone e fone de ouvido para escutar perfeitamente o que o professor fala durante a aula, se você ainda não tem o Skype, entre nos site oficial deles para adquirir mais informações, para isso clique na imagem abaixo.



Tabuleiro Virtual:

Para que o aluno consiga entender o que o professor explica, é necessário visualizar um tabuleiro virtual onde no mesmo é colocado posições, partidas entre outros, para isso existe vários sites que trabalho, são eles; ICC, Buho21, Chess.com.

ICC, um dos mais recomendados para aulas onlines.
Site também muito bom, é necessário ter o Java no computador.
Uma das melhores opções, é possível ter conta gratuita.




Planos:


Se deseja entrar em contato para mais informações, estou disponível nos seguintes meios de comunicação, também como o e-mail é minha principal ferramenta, ele pode ser encontrado logo acima, se tem alguma dúvida não hesite, mande um e-mail e vou responder o mais rápido possível!

Me envie uma mensagem pelo Skype:
MIDawtonLemos - Dawton Almino Lemos

Ou em contato pelo facebook:
https://www.facebook.com/dawtonlemos

Ou através do nosso Whatsapp/Celular:
(88) 9 9811-3686





Atualmente resido em Juazeiro do Norte - Ceará - Brasil, se você mora pela região, mandar contato através do e-mail listado acima selecionando os dias que estará disponível para o recebimento de todas as aulas, elas vão ser recebidas devidamente em sua casa no horário combinado.




Gens Una Summus

O Autor

 

Copyright © Centro Xadrez Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger