Táticas

Peão Avançado

A ameaça de coroação de um Peão Avançado (Advanced Pawn) é um motivo tático que lhe possibilita ganhar material diretamente ou então concretizar um ou mais temas táticos, dado que os recursos necessários para prevenir tal coroação ficam indisponíveis para cumprirem outras funções.

Atração

Você concretiza o tema Atração (Attraction) quando atrai uma peça do adversário (muitas vezes o rei) para uma casa na qual ficará exposta a algum tipo de ataque. O lance forçante é frequentemente um Sacrifício que o adversário é obrigado a aceitar, permitindo que a peça dele seja atraída para a casa na qual ocorreu o sacrifício.

A Atração difere da Distração, na qual uma peça é atraída para FORA de uma casa ao invés de ser atraída PARA uma casa, como na Atração.

Mate Gaveta

O motivo tático Rei Engavetado ocorre quando o rei adversário está aprisionado na primeira (oitava) fila por seus próprios peões ou peças, posicionados na segunda (sétima) fila ou, na ausência deles, pela ação de suas peças atacando casas na segunda (sétima) fila.

Esse motivo tático permite a concretização do tema tático Mate Gaveta (Back Rank Mate) embora seja necessário, além disso, que o adversário não possa tomar sua torre ou dama que lhe dá xeque na primeira (oitava) fila, nem possa tampouco cobrir esse xeque.

Como um Mate Gaveta é impossível sem que o rei adversário esteja engavetado, se você taguear um exercício como Mate Gaveta, não deve votar no Tag Rei Engavetado. Ao contrário, se esse Tag também estiver sendo mostrado, solicitamos que vote contra ele para eliminar essa redundância.

Bloqueio

Você concretiza o tema tático Bloqueio (Blocking) quando força uma peça do adversário a ocupar uma casa para a qual outra peça (comumente o rei) poderia se mover. O lance forçante é frequentemente um Sacrifício.

O Bloqueio difere da Interferência pois esta bloqueia a atuação de uma peça do adversário sobre outra peça dele, ou sobre uma casa importante, enquanto que o Bloqueio impede a ocupação de uma casa previamente livre para ser utilizada.

Captura da Defesa

Você concretiza o tema Captura da Defesa (Capturing the Defender) quando toma uma peça do adversário que defende outra peça ou uma casa, coisa que permite a captura dessa outra peça ou a ocupação dessa casa.

Esse tema é também chamado de Remoção da Defesa mas, para evitar confusão com o tema Distração (quando a peça defensora é removida da casa em que está, mas continua presente no tabuleiro), preferimos utilizar a expressão mais específica Captura da Defesa.

Liberação

Você concretiza o tema Liberação (Clearance) quando move uma de suas peças ou força (frequentemente através de um Sacrifício) uma peça do adversário a se mover ou ainda realiza uma captura para liberar uma casa, fila, coluna ou diagonal que ficará dominada ou será utilizada por outra de suas peças. O tema se subdivide, assim, em Liberação de Casa, de Fila, de Coluna e de Diagonal. Os três últimos casos são também chamados de Abertura de Linhas.

Quando você move uma de suas peças de forma a que outra sua peça, posicionada atrás dela, passe a atacar uma casa ou peça do adversário, esse caso particular de Liberação é chamado de Ataque a Descoberto.

Ataque a Descoberto

Você concretiza o tema Ataque a Descoberto (Discovered Attack) quando, movendo uma de suas peças, libera um ataque que antes estava bloqueado por ela e, ao mesmo tempo, a peça que você moveu cumpre alguma outra função tática.

Quando a peça que se moveu ataca o rei adversário, temos um Ataque a Descoberto com Xeque. Quando o rei adversário é atacado pela peça que teve sua linha de ação liberada, temos um Xeque à Descoberto. Quando, num Xeque à Descoberto, a peça que se move também dá xeque, temos um Duplo Xeque (Double Check).

Um Duplo Xeque difere de um Duplo Ataque, no qual duas peças ou casas diferentes são atacadas ao mesmo tempo, enquanto que no Duplo Xeque os dois ataques simultâneos convergem sobre o rei adversário.

Distração

Você concretiza o tema Distração (Distraction), também chamado de Deflexão ou Diversionismo, quando força o adversário a mover uma peça que estava protegendo uma casa ou peça importante, o que deixa tal peça ou casa desprotegida, de forma que você poderá tomá-la ou ocupá-la.

Em uma Distração, a peça adversária é atraída para FORA de uma casa ao invés de ser atraída PARA uma casa, como corre em uma Atração.

Rei Exposto

Rei Exposto (Exposed King) é o motivo tático que descreve posições onde um xeque mate ou outros temas táticos podem ser concretizados pelo fato do rei adversário estar em campo aberto, sem a proteção de seus peões, ou com proteção apenas parcial ou ainda com uma proteção de peões inadequada diante dos perigos que enfrenta.

Duplo Ataque

Você concretiza o tema Duplo Ataque (Double Attack) quando o movimento de uma peça sua produz dois ou mais ataques simultâneos a peças ou casas importantes do adversário. No caso particular de uma única peça sua atacar duas peças do adversário, o Duplo Ataque é chamado de Garfo (Fork). Quando uma das peças atacadas é o rei, temos um Duplo Ataque com Xeque ou, no caso de ambos os ataque serem desferidos por uma única peça sua, um Xeque Garfo.

Peça Pendurada

Peça Pendurada (Hanging Piece) é Tag que descreve posições nas quais o adversário deixou sob ataque uma peça desprotegida, de forma que você poderá tomá-la de graça logo no lance inicial do exercício.

Cravadura

Uma Cravadura (Pin) é o motivo tático que ocorre quando você ataca uma peça do adversário e esta não pode se mover pois deixaria exposto o rei ou outra peça ou ainda uma casa importante situados atrás da fila, coluna ou diagonal na qual o ataque aconteceu.

Uma Cravadura é Absoluta quando o rei adversário está atrás da peça atacada e esta não pode executar qualquer movimento legal para fora da linha de ação do ataque. Uma Cravadura é Relativa quando atrás da peça atacada existe uma peça desprotegida ou de maior valor que sua peça atacante ou ainda uma casa de vital importância para o adversário. Nesse caso, a peça cravada pode se mover em qualquer direção mas seu movimento irá acarretar prejuízos ao adversário.

A diferença entre uma Cravadura (motivo tático) e um Espeto (tema tático) está no valor relativo das três peças posicionadas na coluna, fila ou diagonal na qual se dá o ataque, ou seja, sua peça atacante e as duas peças adversárias que estão no meio e atrás. No Espeto, a peça de maior valor está no meio e é OBRIGADA a se mover. Na Cravadura, a peça que está no meio NÂO pode se mover pois a de maior valor está atrás.

Sacrifício

Um Sacrifício (Sacrifice) não é nem um motivo nem um tema tático mas um lance através do qual você entrega deliberadamente material para adquirir vantagem nos lances subsequentes. Sacrifícios usualmente resultam em ganho de material, ameça ou mesmo concretização de xeque mate.

Simplificação

Você concretiza o tema Simplificação (Simplification) quando força trocas de peças não para ganhar material mas para enfatizar uma vantagem que já possuia. Simplificações são frequentemente utilizadas nos finais de jogo para propiciar a promoção de um peão ou atingir finais mais simples.

Espeto

Você concretiza o tema Espeto (Skewer), também chamado de Ataque Sai-da-frente, quando uma peça sua ataca uma peça de maior valor do adversário em uma fila, coluna ou diagonal e essa peça atacada se encontra à frente de outra, também do adversário, de menor valor. Se o ataque não puder ser coberto, o adversário será obrigado a escolher o mal menor, movendo a peça

Afogamento

Um Afogamento (Smother) é o motivo tático que ocorre quando uma peça (comumente o rei) do adversário é incapaz de se mover por estar bloqueada por seus próprios peões e peças. Um Afogamento ocorre, por exemplo, nas situações onde o rei adversário se encontra bloqueado atrás dos peões por uma torre ou outra peça e seu cavalo pode lhe dar um Mate Afogado. Muitas vezes, esse motivo não resulta em Mate Afogado mas a ameça desse mate permite que você concretize outros temas táticos, ganhando material.

Ação em Raios-X

O motivo tático Ação em Raios-X (X-Ray Attack) ocorre em uma diagonal, fila ou coluna e envolve peças que possuem a mesma linha de ação. Se seu bispo está na mesma diagonal que um bispo adversário e nessa diagonal há uma casa ou peça situada atrás dele, então seu bispo está atacando em Raios-X essa peça ou casa. Se porventura a peça situada atrás for sua, está ocorrendo uma defesa em Raios-X. O mesmo vale para damas ou damas e bispos situadas na mesma diagonal, ou ainda para damas ou damas e torres situadas na mesma coluna ou fila.

O ataque (ou defesa) se dá através da peça adversária e isso só é possível se as linhas de ação das peças coincidirem. Se a peça atacada tem linha de ação diferente da peça atacante, a Ação em Raios-X é bloqueada. Por exemplo, torres não atacam em Raios-X através de bispos nem bispos através de torres. Devido à peculiaridade de seu movimento em saltos, o cavalo sempre bloqueia a Ação em Raios-X.

A Ação em Raios-X (motivo tático) é diferente do Espeto (tema tático) embora ambos sempre ocorram em colunas, filas e diagonais. Em um Espeto, a peça que está na frente do ataque não necessita ter a mesma linha de ação da peça atacante, bastando que tenha maior valor e seja forçada a se mover, liberando a linha para a peça atacante tomar a peça atrás dela. Quando a peça atacada é mais valiosa e tem a mesma linha de ação da peça atacante, o motivo Ação em Raios-X e tema Espeto aparecem juntos. Nesses casos, a escolha do Tag deve ser feita através da análise concreta da posição.


Créditos :: www.chesstempo.com

O Autor

 

Copyright © Centro Xadrez Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger