Aprendendo...

1.No xadrez o Tabuleiro é dividido em : diagonal, coluna e linha :


















2.As peças movimentos e capturas:
2.1 O rei:
movimento: uma casa desoculpada por lance em todas as direções não pode se situar em casa de dominio adversario.
captura: em todas as casas que se pde movimentar, não pode capturar peças protegidas.
2.2: A dama :
movimento: tantas casas estiverem desoculpas e em todas as direções.
captura:em todas as casas que se pode movimentar-se.
2.3 A torre:
Movimento: a torre anda em linha e coluna
captura:para onde se puder movimentar
2.4: O bispo :
movimento: o bispo se locomove em diagonais
captura: em todas as casas que se puder movimentar

3.MOVIMENTOS ESPECIAIS



Alguns movimentos que fogem à regra geral: O roque: chama-se roque o movimento em que rei e torre "trocam de lugar". Para que isso aconteça movimenta-se primeiramente o rei, duas casas para o lado, e em seguida a torre, invertendo sua posição em relação ao rei. O roque não é permitido caso uma das duas peças em questão tenha sido previamente movimentada, além disso, é necessário que não haja nenhuma peça entre elas. Também não é permitido executar o roque quando o rei está em cheque. Quando o roque é executado utilizando-se a torre do rei é chamado roque-pequeno, e quando é executado utilizando-se a torre da dama é chamado roque-grande.

O "en-passant": como visto na explicação do movimento do peão, é facultativo que se movimente-o duas casas quando for seu primeiro movimento, no entanto, caso esta faculdade venha a ser utilizada para se evitar perder um peão, ou seja, havendo um peão do adversário na quarta casa, movimentar o peão para ao lado deste, evitando ser capturado, cabe uma observação: o peão tendo sido movido para a quarta casa, ao lado do peão do adversário, o peão do adversário poderá tomá-lo andando em diagonal como se o peão tivesse sido movido uma casa somente, movimento este que chama-se "en-passant". A tomada "en-passant" só poderá ser feita na jogada imediatamente consecutiva ao movimento em que o adversário avançou duas casas.

A promoção do peão: quando o peão chegar à oitava fileira, ou seja, ao outro lado do tabuleiro, este pode ser promovido a alguma outra peça, uma dama por exemplo. Pode acontecer então de em determinado momento do jogo um ou os dois jogadores ter duas ou três damas. Quando um peão vem a ser substituído por uma dama, pega-se uma dama de mesma cor de outro jogo de peças, não tendo outro jogo de peças à mão, usa-se uma torre de cabeça para baixo ou algo similar.



4.O VALOR DAS PEÇAS



Assunto muito polêmico, o valor de cada peça para o enxadrista depende de sua habilidade em movimentá-las. Em teoria, bispo e cavalo possuem o mesmo peso, no entanto, se um jogador possui maior habilidade em usar uma ou outra peça, vai temer trocá-la. Uma das classificações mais aceitas é: dama 9, torre 5 e meio, bispo 3 e meio, cavalo 3, peão 1. Embora o rei enquanto peça de combate tenha classificação 4 e meio, seu valor é incalculável, uma vez que é peça fundamental do jogo.



5.REGRAS GERAIS



A casa inferior direita do tabuleiro deve branca; As peças brancas sempre iniciam a partida; As peças deverão ser movimentadas para uma casa vazia ou para uma casa ocupada por uma peça de outra cor, sendo que nesse caso a peça do adversário deverá ser retirada do jogo; As peças não poderão saltar sobre outras, com exceção do cavalo; Não é permitido que se coloque o próprio rei em xeque, o jogador nesse caso deve ser avisado e a jogada retornada; Quando o rei estiver em xeque, este deve ser protegido, não sendo permitido outro tipo de jogada; A peça que for tocada deve ser jogada.



6.Xeque:
Ele significa que o rei está sendo atacado e deve ser obrigado a se livrar do xeque existe três maneiras para se livrar do xeque.
1.Colocando uma peça ao meio do rei e da peça atacante
2.mover o rai para uma casa onde não continuar o ataque
3.comer a peça atacante

7.Xeque-mate:
Isso ocorre quando o rei está em xeque e não puder usar nenhuma das três opções sitadas no cap. xeque.

Posição inicial:
o xadrez é formado assim :

Um comentário:

Comentem logo mais:

O Autor

 

Copyright © Centro Xadrez Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger