Kamsky perde, e Peter Svidler vai para os Tie Break!



Ainda em andamento o segundo jogo das quartas de finais da Copa do Mundo de Xadrez 2013, Peter Svidler empatou rapidamente com Andreikin após 20 lances, mas o que chama mais atenção até esse momento é a derrota de Kamsky para Tomashevsky, num final empatado mas com grandes complicações, as brancas fazem um erro muito grande, perdendo a partida, veja logo abaixo:





GM Kamsky, G - GM Tomashevsky: 0-1
World Chess Cup: 24.08.13 - Tromso

Após 36 lances, chegamos a essa posição do diagrama:


As negras tem certa vantagem por conta do seu peão passado de h4, mas as brancas tem grandes possibilidades pois tem um peão de vantagem, o problema nessa posição é que é complicado segurar o peão de "h", sem deixar um de seus peões cair, e como ambos estavam apurados, as brancas vão pelo lado errado: 36.Dd4? h3! +- o peão continua a avançar.. e as brancas notam que estão perdidas! 37.Rf1? outro lance errado agora após 37..h2! a posição está tão ganha que o Houdini acusa mate em 37 para negras!!
38.Rg2 h1=D+ 39.Rxh1 Dh3+?! as brancas tem mate em 10 após 39..Th6+ 40.Rg1 Dh3!, mas o lance jogado ganha a dama que também é muito bom! 40.Rg1 Tg6+ e Kamsky abondona!

Ainda temos mais duas partidas em andamento entre Fabiano Caruana - Vashier-Lagrave; e de Korobov - Kramnik, após o término dessas rodadas vamos comentar também um pouco delas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem logo mais:

O Autor

 

Copyright © Centro Xadrez Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger