7 Dicas para evoluir rapidamente no xadrez

Esse artigo foi feito pelo Mestre FIDE (MF) Dawton Lemos, conheça um pouco mais sobre o autor:

Dawton Almino Lemos, 18 anos, nascido em Juazeiro do Norte - Ceará, é Mestre da Federação Internacional de Xadrez (Mestre FIDE), título conquistado após uma grande performance no Zonal 2.4 que ocorreu em abril desse ano (2017). Também é Bi-campeão Brasileiro de Xadrez, venceu o (sub-14) em 2012 e o (sub-18) em 2016.

Também vem efetuando um trabalho como treinador e já é autor de cursos de xadrez online além de ter alunos particulares que vêm ganhando um grande destaque recentemente.




Glossário:

1. Ter uma rotina de estudos;
2. Treinar seu cálculo diariamente;
3. Estudar partidas comentadas;
4. Não focar muito tempo em aberturas;
5. Não estudar de maneira passiva;
6. Jogar o máximo de torneios que puder;
7. Ter um instrutor.;


1. Ter uma rotina de estudos


É muito importante que você tenha uma rotina de estudos e que você estude xadrez constantemente, para ser um bom jogador você precisa desenvolver uma série de habilidades importantes e pra isso é necessário ter uma rotina de treinamento e ser muito disciplinado com ela.
Para fazer essa rotina de estudos, você precisa saber de duas coisas importantes:

1. Quanto tempo você tem disponível para estudar xadrez?

Você precisa estabelecer uma quantidade de horas que você estará disposto a dedicar para o estudo do xadrez, um ponto importante é que essa quantidade de tempo não tem haver somente com o tempo que você tem disponível, por exemplo, uma pessoa em suas férias de trabalho poderá ter bastante tempo livre e querer dedicar muitas horas de estudo, então por isso, decide colocar sua rotina de treinamentos com 8 horas diárias, imagina uma pessoa que não tem o costume de estudar tanto tempo xadrez se encontrar numa situação onde ele tem um compromisso de muitas horas, o normal que acontecerá nessas situações é que ele poderá aguentar os primeiros dias (ou ás vezes nem isso) e depois se cansar com a rotina muito pesada e passar vários dias sem ao menos estudar o jogo e é isso que precisa ser evitado!

Se você tem muito tempo disponível para estudar xadrez, eu recomendo que tente se acostumar com uma quantidade de horas mais razoável e a partir do momento que você vai se acostumando ir aumentando esse tempo de maneira racional.

Já se você está do lado contrário, ou seja, com pouco tempo disponível para estudar xadrez, não destine todo o seu tempo livre para o estudo, já que terá dias que você precisará fazer outras coisas com o seu tempo vago, como passar com a família, sair, entre outros.

O que é necessário fazer é ser muito honesto com você, entender suas capacidades e tempo disponível com intuito de encontrar uma meta que irá conseguir cumprir sem muitos problemas.

2. O que você precisa estudar para evoluir da melhor maneira possível?

Um outro ponto que precisa estar claro para você é exatamente aonde você precisa focar todo esse tempo de estudo.

Para isso, recomendo que você analise suas partidas e tente entender onde você pode melhorar no seu jogo, se você tem muitas dificuldades em criar um plano, em manobrar suas peças, entre outros, você precisa focar a maior parte do seu tempo estudando temas posicionais, seja buscando livros com esse tema e até mesmo estudando partidas de jogadores modelo.

Cuidado! É muito comum que diversos jogadores cometam erros analisando suas próprias debilidades, já tive diversos alunos que me falaram sobre alguma partida sua, dizendo que jogou uma partida muito ruim porque errou na abertura e quando eu vou analisar eu percebo que ele não fez nada de tão grave na abertura e que na verdade seu maior erro foi no meio-jogo.

Se você não sabe onde precisa melhorar, recomendo que estude preferencialmente o meio-jogo, cálculo e estratégia são duas habilidades que você precisa desenvolver o máximo possível e isso irá te dar uma grande vantagem frente aos outros adversários!

Uma outra dica é procurar por um jogador mais experiente e pedir a sua opinião, se tiver um treinador é ainda melhor, um jogador com um nível mais alto é capaz de identificar facilmente suas debilidades.


2.  Treinar seu cálculo diariamente!


Você já jogou algum torneio e sentiu que estava um pouco enferrujado? Que não conseguia calcular muito bem e até sentia uma certa “preguiça” para aprofundar nas variantes? Você já passou um longo tempo sem estudar xadrez e quando voltou sentiu uma grande dificuldade e até pensou que tinha “piorado” no jogo?

Esses são casos comuns para jogadores que não treinam o cálculo todos os dias, ou que passam um longo tempo sem treinar, cálculo é como se fosse uma academia, se você passar tempos sem ir vai acabar perdendo a forma e terá dificuldades para evoluir..

Eu recomendo a todos os meus alunos que tentem resolver pelo menos de 20min a 30min exercícios táticos ou de cálculo todos os dias! Sei também que é bem difícil de manter a consistência diariamente, é bem comum de você se esquecer, então para isso, uma solução seria resolver esses exercícios assim que você se acordar! Tentar acordar 30min mais cedo para resolver esses problemas irá te ajudar não somente no seu nível de jogo, como também, irá te ajudar a acordar bem!


3. Estudar partidas comentadas


Se alguém me perguntasse se existisse algum segredo para estudar no xadrez, eu diria que é estudar partidas comentadas!! Você aprende muito estudando partidas de jogadores, você é capaz de desenvolver seu nível em todas as áreas do jogo, desde a abertura até o final, sem contar aqueles livros de jogadores que comentam suas próprias partidas, imagina ter o Capablanca ou o Kasparov te falando passo a passo sobre como ele tomou cada decisão no tabuleiro, isso irá te abrir muitas portas e tenho certeza que se você fizer isso vai evoluir rapidamente o seu jogo.

Procure livros de partidas comentadas, escolha um jogador favorito, procure por vídeos de fortes jogadores comentando e muito mais!

4. Não focar muito tempo nas aberturas


Esse é um tema que é muito falado por todos os jogadores, tenho certeza que você já deve ter lido essa frase centenas de vezes!
Chega até a ser um certo exagero repetir esse tema várias e várias vezes,  porém é realmente um ponto importante e que você precisa entender, hoje em dia as aberturas é um dos temas mais fáceis de aprender no xadrez, você pode colocar algum software, comprar algum livro de enciclopédia de aberturas e tentar memorizar o máximo de lances possíveis.

Porém todo esse estudo irá aumentar muito pouco o seu progresso no jogo, dificilmente você ganhará as partidas nessa fase e mesmo que saia com uma posição preferível se não tiver uma boa técnica de meio-jogo e finais será bem comum você desperdiçar toda essa sua vantagem.

Por isso, recomendo que estude apenas o que for necessário de aberturas e quando estudar, não estude memorizando os lances, tente sempre entender o motivo por trás para que assim você realmente evolua no processo de tomada de decisões.


5. Não estudar de maneira passiva!


Você já teve aquela sensação de que após longas horas de treinamento você realmente não sentiu nenhum pouco de evolução?

Isso ocorre na maioria das vezes quando você estuda o xadrez de maneira passiva, ou seja, apenas lendo e reproduzindo partidas e posições, você poderá entender alguma coisa do que o autor estar querendo te passar, porém será muito difícil que você absorva aquele conceito, após dias, você nem irá se lembrar da partida que estudou..


Eu me lembro muito bem quando passei horas e horas estudando uma partida de um grande jogador, analisando todas as variantes, todas as possibilidades, tentando sempre discordar do autor do livro, provando as variantes, fazendo diversos testes, e mesmo tendo visto essa partida anos atrás eu me lembro perfeitamente de todos os lances e de algumas variantes que eu estudei.

É esse método que você precisa incrementar no seu jogo quando estiver estudando xadrez!


6. Jogar o máximo de torneios que puder.


Não adianta apenas estudar o jogo é necessário colocar todos os seus conhecimentos na prática, jogando partidas, só assim você irá conseguir um verdadeiro progresso no jogo.


Lembro quando eu viajava para torneios somente com intuito de aprender mais e fazer boas partidas, em um livro do ex-campeão mundial Botvinnik, ele comenta a seguinte frase: “Se você estar com dúvidas se deve jogar um torneio ou não, isso significa que você deva jogá-lo!”

7. Tenha um instrutor.


Esse ponto é realmente muito importante e também não significa que você precise contratar um professor particular, se bem que também seria uma grande ideia..

Escolher um instrutor pode ser através de livros, por exemplo, você decide ler toda a coleção do Yasser Seirawan (Xadrez Vitorioso), então automaticamente você acaba de contratá-lo como seu treinador.

Um professor particular também é uma boa pedida, mas procure referências, é muito importante contratar um bom treinador, não tenha aulas com um professor desconhecido, as vezes isso poderá prejudicar na sua evolução!

Hoje em dia uma outra maneira que vem sendo muito benéfica para o estudo do jogo é assistir vídeo-aulas participar de cursos onlines e muito mais, esse método é comprovado que irá te ajudar a evoluir ainda mais rápido.


A equipe Xadrez & Cursos é uma das pioneiras nesse serviço, se inscreva na nossa lista VIP e não deixe de receber notificações.



Inscreva-se abaixo:

* Obrigatório



Para fazer esse artigo foi necessário um tempo e esforço, nos prestigie com o seu comentário!! :D

O Autor

 

Copyright © Centro Xadrez Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger