II Campeonato Pensando de Xadrez da AJX - Meu Torneio

Olá a todos os jogadores!

Tentando sempre manter o blog bem atualizado e com informações venho aqui (um pouco atrasado, rs) falar sobre a minha participação do II Campeonato Pensando de Xadrez da AJX - que ocorreu em Juazeiro da Bahia/BA dos dias 11 a 13 desse mês!

Fui convidado pelo meu grande amigo João Junior a participar de uma série de eventos que movimentou o xadrez em Juazeiro da Bahia, ao todo, realizei duas simultâneas, o evento principal e um workshop sobre arbitragem ministrado pelo AF Wilter Pereira.




Na quinta-feira a tarde, fiz uma simultânea contra 19 estudantes, após 4 horas consegui ganhar todas as partidas com dificuldades e notei a presença de vários jogadores talentosos que se continuarem assim não irão demorar para conseguir grandes resultados no cenário nacional.




Último tabuleiro a terminar, empate!
E logo após, no mesmo dia, também realizei uma segunda simultânea contra jogadores do clube da AJX, dessa vez o número de jogadores era menor, havia apenas 9 jogadores, porém o nível técnico muito maior em relação a primeira simultânea mas mesmo assim, consegui um bom resultado, após ganhar 7 partidas e empatar 2, saindo invicto nas duas simultâneas o que não pode ser um resultado ruim..





Agora falando sobre o torneio pensado, o evento tinha a presença de fortes jogadores da região, como a WMF Ramyres Coelho que fez um bom torneio, Fabio Pires que é um jogador com grandes resultados em diversos torneios pelo nordeste e vários outros jogadores.

Após um início com duas vitórias e uma posição bem complicada na terceira rodada que acabou desdenhando em um empate consegui ganhar as últimas três rodadas o que me fez terminar o torneio com 5,5/6 com a mesma pontuação da WMF Ramyres e pelos critérios de desempate terminei o torneio em primeiro lugar, que foi um resultado muito bom!


Todas as 6 partidas foram muito bem disputadas e apareceu diversas posições interessantes, mas uma em específico, na quarta rodada enfrentei Alvaro Souza e após 16 lances cheguei nessa posição:


Meu análise sobre essa posição, é que as brancas tem o par de bispos e vantagem de espaço e a primeira vista não parece difícil sugerir um lance aqui, porém durante a partida, tive que pensar bastante para tomar essa decisão, após 22 minutos eu encontrei um lance muito forte e executei no tabuleiro, fiquei muito feliz em encontrá-lo, antes de ver a resposta, tente pensar um pouco e veja se consegue achar a melhor continuação para as brancas:


[Event "?"] [Site "?"] [Date "2017.08.18"] [Round "?"] [White "Dawton"] [Black "Alvaro"] [Result "*"] [ECO "C41"] [SetUp "1"] [FEN "5rk1/1ppq1rbp/p1npp1p1/7n/4P3/2N1B1PP/PPP1QPBK/3R1R2 w - - 0 17"] [PlyCount "35"] {[#]} {Vamos ao análise dessa posição: As brancas tem mais espaço e possuem as peças um pouco mais ativas, também pelo motivo de terem o par de bispos, o lance mais natural dessa posição, seria jogar com 1.f4 e seguir simplesmente ganhando mais espaço na ala do rei, só que após uma análise da posição, percebi que as negras teriam uma resposta muito boa contra essa ideia.} 17. Nb1 $1 {Esse considero uma resposta bem criativa de resolver o problema citado na variante anterior, a ideia das brancas é fazer c2-c3 para controlar a casa "d4" se você notar também, na posição inicial, o cavalo das brancas não tinha uma função clara em "c3" então ele irá manobrar para uma casa mais efetiva, com isso as brancas também preparam o avanço f2-f4.} (17. f4 e5 $1 18. f5 {Essa parece ser a opção, mas as negras ainda com} (18. fxe5 {Tomar esse peão seria um grave erro, já que ativaria as peças das negras além de danificar a própria estrutura de peões.} Bxe5 { [%csl Yf7,Yf8,Yg3]}) (18. Nd5 exf4 19. gxf4 {Não me parece uma boa opção ficar com peões colgantes nessa posição, já que as negras estão com as peças bem colocadas para colocar pressão nesses peões.}) 18... Nd4 {E essa não é uma posição que as brancas devem gostar, trocar em d4 apenas irá ativar as peças das negras, jogar sacrificando um peão me parece exagero de mais nessa posição.} 19. Bxd4 (19. Qg4 Nxc2 20. Bg1 $13) 19... exd4 20. Nd5 Be5 $15) 17... Qe7 18. c3 {[%csl Yd4]} Ne5 19. f4 Nc6 20. Nd2 Bh6 21. Nf3 Bg7 22. Ng5 Rf6 23. e5 dxe5 24. Ne4 exf4 25. Nxf6+ $18 {[%cal Yc3b1,Yb1d2,Yd2f3, Yf3g5,Yg5e4,Ye4f6] E a saga desse cavalo herói chega ao fim, levando consigo uma boa vantagem material!} Qxf6 26. Bxf4 Nxf4 27. Rxf4 Qe7 28. Rxf8+ Kxf8 29. Bxc6 bxc6 30. Qxa6 Qc5 31. Qc8+ Kf7 32. Qd7+ Qe7 33. Qxc6 Be5 34. Rd7 1-0

Para finalizar esse meu relato, gostaria muito de agradecer a toda a organização desse evento, posso dizer que o torneio realmente foi muito bem preparado, jogos em todas as mesas, relógios, pontualidade, arbitragem, tudo foi excelente, o local de jogos era muito bom, não é fácil de encontrar toda essa estrutura em torneios pelo Brasil, a organização está de parabéns!!


Parabéns a todos que fazem pela AJX!!

E também ao meu grande amigo João Junior!!



O Autor

 

Copyright © Centro Xadrez Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger