Entrevista com Ricardo Oliveira - por Gérson Batista

 
"Na verdade meu foco atualmente é escolar. Procuro tratar com muito carinho o assunto. Acompanhei
nestes últimos anos vários jogadores e existe qualidade técnica em todos os cantos do Brasil..."
 
Nosso entrevistado é um expert não só dos tabuleiros, mas também dos tatames!
 
Ricardo Rogério de Oliveira, de Ribeirão Preto/SP, é enxadrista e judoca.
 
Com o judô ele já viajou ao exterior para disputar campeonatos e é autor de livro da área, onde conta sua história e transmiste conhecimentos da arte. Como professor já formou atletas de nível nacional e internacional.
 
Já no campo enxadrístico é polivalente, militando como jogador, professor, árbitro e organizador.
 
Como o leitor verá logo abaixo na entrevista, o Prof. Ricardo Oliveira hoje é responsável pela formação de atletas de sucesso no xadrez e tem se mostrado um exímio organizador de eventos, com destaque para o elogiado Circuito SESC de Xadrez que dirigiu em 2010 e que neste mês de março começa sua 2ª edição, agora ampliado, em caráter regional.
 
Torcemos para que o xadrez receba mais pessoas do gabarito do Prof. Ricardo, que fazem muito bem para o crescimento da modalidade. 
 
Perfil
Ricardo Rogério de Oliveira

Nome completo: Ricardo Rogério de Oliveira.

Cidade natal/residência: Ribeirão Preto/SP.

Formação: Licenciatura Plena em Educação Física - Unaerp 1999.

Local onde trabalha/trabalhou: Liceu Contemporâneo, FAAP e Sistema COC de Educação.

Blog: http://rricardooliveira.wordpress.com

Entrevista

Você se destacou no esporte como judoca e depois como professor também desta modalidade - inclusive como livro publicado sobre o tema. Quando surgiu o interesse pelo xadrez?

Quando eu era bem pequeno eu frequentava um clube da cidade e havia pessoas com jogos de tabuleiro e cartas, eu ficava sentado observando estes jogadores, em determinado momento resolvi que gostaria de jogar e tentar aprender mais sobre o xadrez.

Que tipo de experiência transferiu dos tatames para os tabuleiros?

Como eu jogava somente com adultos muitas vezes perdia os jogos, mas para quem gosta de esporte o ganhar e perder somente era parte do processo de aprendizagem. Os grandes ensinamentos foram ter paciência, persistência, controle emocional, pensar em consequências, defesa e ataque.

Hoje você é professor de judô e de xadrez. Em que locais exerce essas atividades?

Atualmente ministro aulas para 215 judocas e tenho mais 14 aulas de ensino para o xadrez escolar, e um projeto social da Pedra Agroindustrial em parceria com a Secretária da Educação de Serrana/SP que atende atualmente 600 crianças na escola Maria Celina Walter de Assis, mas temos como próximo passo atender todas as escolas de Serrana. Para isso conto com professores da rede que são muito importantes para o projeto dar certo.
Estou iniciando também um trabalho na FAAP, com alunos do ensino médio.

Como é encarado o xadrez no COC o no Liceu Contemporâneo em Ribeirão Preto/SP, locais em que você ministrou/ministra aulas da modalidade? Trabalham com o xadrez pedagógico e também com o competitivo?!

Sim, temos aulas de massificação, preparamos novos talentos com muito trabalho e motivação, oferecemos treinamento de base solida e após os alunos tomarem gosto, muitos deles começam a treinar regularmente. E, para completar seus treinamentos alguns contratam aulas particulares com grandes mestres que temos no Brasil.

Em 2010 você organizou em parceria com a Unidade do SESC Ribeirão o Circuito SESC de Xadrez. Faça por favor um apanhado do evento: formato, objetivos, repercussão, etc.

O Circuito SESC foi o impulso que a região precisava para preparar novas promessas do esporte, pois sem ter que se locomover muito temos onde testar o processo de ensino-aprendizagem. Com rating e critérios de pontuação próprios pudemos emparceirar melhor os jogadores para as etapas. Os objetivos iniciais eram promover a prática regular de xadrez somente para a região, mas tivemos o prazer de receber convidados de outras regiões, jogadores que viajavam mais de 8 horas somente para jogar o torneio e isso foi muito importante para continuarmos no caminho. Tivemos contra-tempos também, que são importantes na busca da melhora para eventos futuros, pudemos dividir conhecimentos com crianças que não tinham contato com o xadrez. O maior desafio foi realizar as etapas em locais diferentes, onde tínhamos que pensar em toda a estrutura. Mas acredito ser importante que os jogadores disputem em vários ginásios diferentes, assim o formato de Circuito tornou-se atrativo e o grande retorno que tivemos foi ver jogadores do sub8 e veteranos jogando e presentes em todas as etapas. Esperamos que mais pessoas estejam sabendo do evento e aguardamos novos jogadores para a próxima edição.

E para 2011, haverá a segunda edição do Circuito SESC de Xadrez?! Se sim, como será o perfil da competição?

Sim, fomos questionados por jogadores quando começam as etapas de 2011. Isso é muito importante, pois o evento torna-se tradicional e aguardado. Reavaliamos situações e fizemos alguns ajustes para que o torneio fique mais atrativo.
Teremos 4 etapas regionais no primeiro semestre, válido pelo Circuito com datas agendadas para os dias 20 de março na cidade de Altinópolis, 10 de abril em Barrinha, 22 de maio em Batatais, com encerramento no SESC Ribeirão dia 19 de junho, data do aniversário da cidade de Ribeirão Preto. Teremos torneios mais curtos prevendo assim um equilíbrio ainda maior entre os jogadores. Manteremos o ritmo de jogo (21’) e aumentaremos a quantidade de categorias em disputa. Temos um quadro de organização e arbitragem mais homogêneo no momento, e o público mais acostumado com o ritmo das etapas.

Como está o xadrez de Ribeirão Preto. Tem surgido novos talentos e sendo realizado torneios? Você pode citar alguns enxadristas de destaque?

Em continuidade, no segundo semestre teremos a implantação do I Circuito Regional do Café de Xadrez, previsto para 21 de agosto, 18 de setembro, 23 de outubro, finalizando em 20 de novembro; e também o Torneio CEFER/USP de Xadrez previsto para 28 de agosto.
Temos objetivos futuros: realizar um Aberto do Brasil, Campeonato Paulista de Federação, Torneios Pensados, quem sabe um dia eventos internacionais... Assim muitos talentos devem aparecer. Gostaria de citar todos os jogadores da região, mas como me pediu alguns vou citar na minha opinião o nível de comprometimento dos participantes podemos verificar a força de vários jogadores de várias categorias como: Daphne Jardim, Igor Lorenzon, Leonardo Gardim, Felipe Takata, Thiago Alves, Alberto Bonvini, Marina Campelo, João Victor Rodrigues, Adriana Bonvini, Renan Brandão, Leonardo da Silva, Mauricio Ribeiro, Lucas Turci, Rebeca Lot, Andrezza Cajueiro, Larissa Alves, Willi Rocha, Lucas Campelo, Lucas Craveiro, Emanuel dos Santos entre outros que devem fazer o nível elevar para 2011.

Quais suas conquistas no xadrez como técnico?

Campeão Brasileiro Escolar em Araxá. Em oficiais da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo conquistamos o Bicampeonato Paulista por Equipes 2009-2010 em Jaboticabal e Atibaia. Títulos brasileiros e paulistas individuais. Fizemos a final nacional das Olimpíadas Escolares (JEBs) em Maringá 2009, terceiro colocado no paulista por equipes mirim feminino em Presidente Prudente, além de títulos diversos em nível regional, com equipes masculinas e femininas. Em 2010 fomos bicampeões e vice na categoria mirim entre uma escola que trabalho e outra que trabalhei e na categoria infantil ganhamos nos Jogos da Primavera, o principal torneio da cidade de Ribeirão Preto e alguns IRTs, Copa SEESP e Circuito SESC.

Como tem visto o xadrez no Brasil, em especial o escolar?

Na verdade meu foco atualmente é escolar. Procuro tratar com muito carinho o assunto. Acompanhei nestes últimos anos vários jogadores e existe qualidade técnica em todos os cantos do Brasil. Espero ver mais crianças jogando xadrez, assim teremos melhores jogadores. O nacional está cada vez mais forte, mais professores procurando conhecimentos e intercâmbios. Ainda precisamos ter mais incentivo, pois sabemos a dificuldade de muitos para participar de torneios de âmbito nacional por conta do tamanho de nosso país.

Espaço para agradecimentos e/ou observações.

Gostaria de agradecer aos mestres brasileiros por dividirem seus conhecimentos, os responsáveis por sites que transmitem conhecimentos enxadrísticos pela internet, parabenizar o professor Gérson Peres pelo trabalho realizado em prol do xadrez e a divulgação da maioria dos eventos nacionais de forma gratuita no site do Clube de Xadrez On-Line. Considero o site uma ferramenta importante para a comunidade enxadrística brasileira. Um agradecimento especial ao Professor Marcelo Hirono que apoiou o processo de início do Circuito e todos os envolvidos direta ou indiretamente com o Circuito. Aos professores da escola Maria Celina que estiveram durante todo o tempo torcendo, colaborando e ministrando aulas para o projeto. E claro, aos meus alunos que se esforçam sempre e a família Jardim que deu um grande apoio.

 Fotos
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem logo mais:

O Autor

 

Copyright © Centro Xadrez Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger