Entrevista com Luiz Roberto da Costa Júnior - por Gérson Batista


Luiz Roberto da Costa Júnior fala sobre Casablanca, sobre os livros
de xadrez, os trabalhos acadêmicos e os projetos futuros

Luiz Roberto da Costa Júnior Luiz Roberto da Costa Júnior é Bacharel em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e Bacharel em Ciências Sociais e Mestre em Ciência Política pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade de Campinas (Unicamp). Apaixonado pelo filme Casablanca. É seu primeiro livro sobre cinema.

Casablanca: Política, História e Semiótica no Cinema

Em 1997, escrevi um texto em homenagem ao Humphrey Bogart (nos 40 anos de sua morte) sobre a posição no tabuleiro de xadrez no filme Casablanca. Em 2007, nos 50 anos da morte dele, eu reescrevi o texto para o Clube de Xadrez Online. No mesmo ano, localizei um texto de semiótica do Umberto Eco sobre o filme Casablanca. A ideia do livro, que eu escrevi em 2009, foi trabalhar as diversas interpretações do filme e, para isso, reescrevi novamente agora como capítulo (A Defesa Francesa no tabuleiro de xadrez), assim como resolvi aproveitar a minha formação em comunicação e ciência política para escrever um capítulo sobre a propaganda anti-nazista. O texto de semiótica do Umberto Eco também foi aproveitado e transformado em um capítulo. O número 22 da roleta (cena do cassino no filme Casablanca) virou um capítulo onde é analisada a numerologia e as cartas de tarot. Finalmente, achei que um capítulo do ponto de vista feminino completaria muito bem a parte da análise do filme Casablanca.

A primeira parte do livro Casablanca: Política, História e Semiótica no Cinema explica a contextualização política-histórica da época da rodagem do filme e descreve a trajetória dos atores e das atrizes que participaram do filme. Na segunda parte do livro estão as diversas interpretações para o filme e, na terceira parte, a conclusão assim como os motivos da permanência do filme em nossa memória. Blog: http://lrcostajr.blog.uol.com.br e Twitter: http://twitter.com/lrcostajr

A versão em espanhol do livro Casablanca: Política, Historia y Semiótica en el Cine foi publicada em 02/02/2011 em Buenos Aires. http://www.elaleph.com/libro/Casablanca-Politica-historia-y-semiotica-en-el-cine-de-Luiz-Roberto-Da-Costa-Jr/274232

A Arte da Análise: A Importância da Investigação no Xadrez

Este livro surgiu de um material de análise que fui juntando ao longo dos anos e concluí que havia motivos suficientes para escrever o livro, isto é, para mostrar: a mudança do xadrez clássico para o xadrez moderno, a influência dos softwares na análise e a rapidez para busca de partidas em bancos de dados, assim como a importância das próprias análises e das próprias avaliações sobre as variantes para progredir no xadrez.


O Sacrifício de Duas Torres no Xadrez

O trabalho de Seirawan no livro Take my Rooks foi muito importante na década de 1990. Achei interessante retrabalhar todo o material e reanalisar as partidas para aprofundar o tema do sacrifício de duas torres. O tema estimula a imaginação e ajuda a treinar o cálculo de variantes.


Paul Morphy: A Genialidade no Xadrez

Este livro, que foi concluído em meados de 2010, mostra o exemplo da influência do ambiente familiar que estimulou a genialidade de Morphy para o xadrez. De maneira resumida, mostro a trajetória do jogador e analiso as mais importantes partidas para destacar a importância do desenvolvimento das peças na abertura, o sacrifício de material para ganhos de tempo, assim como a colocação de peças em posições ativas.

64 Partidas Magistrais do Xadrez Clássico

Este livro, que foi concluído no final de 2010, é uma homenagem ao xadrez do século XIX e início do século XX, onde partidas históricas muito importantes são analisadas para destacar temas relevantes e que permanecem atuais no xadrez. Sempre gostei do xadrez clássico e foi um prazer revisitar as partidas que estão na minha memória há muitos anos.

Trilogia Mequinho
Henrique Mecking: Vencedor dos Interzonais e Participante dos Torneios de Candidatos
Henrique Mecking: Campeão Brasileiro e Estrela Internacional do Xadrez
Henrique Mecking: A Volta do Mito do Xadrez Brasileiro



Estou atualmente trabalhando na Trilogia Mequinho. Já concluí o livro Henrique Mecking: Vencedor dos Interzonais e Participante dos Torneios de Candidatos onde descrevo os Interzonais de 1973 e 1976 e os Torneios de Candidatos de 1974 e 1977. Todas as 61 partidas estão analisadas. Espero que o livro cause grande impacto e polêmica, pois caberá ao leitor estabelecer seu juízo tanto sobre o jogador Henrique Mecking como sobre o analista Luiz Roberto da Costa Jr.

O livro Henrique Mecking: Campeão Brasileiro e Estrela Internacional do Xadrez ainda está em andamento e trata da trajetória de Mecking como campeão brasileiro, campeão sul-americano, mestre internacional e grande mestre internacional.

O livro Henrique Mecking: A Volta do Mito do Xadrez Brasileiro ainda está na fase de planejamento e vai tratar do período de 1991 até 2012 (quando Mequinho completa 60 anos em janeiro próximo).

Trabalhos Acadêmicos

Resolvi divulgar minha dissertação de mestrado e alguns ensaios que escrevi quando estava na Unicamp. Todos os trabalhos acadêmicos relevantes estão disponíveis na página da BOOKESS: http://www.bookess.com/profile/lrcostajr

Projetos Futuros

Penso em fazer projetos em co-autoria. Um dos projetos individuais que posso revelar é que penso escrever sobre finais de torres, por causa da carência de material em português sobre este tipo de final que eu sempre gostei de jogar e de estudar. Preciso amadurecer a ideia e ampliar o material para escrever numa linguagem agradável e de fácil leitura para o público brasileiro. Espero que tenham gostado do texto Um lance para a Imortalidade que provavelmente será reaproveitado para o livro ainda sem título definido.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem logo mais:

O Autor

 

Copyright © Centro Xadrez Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger