"Digo que o xadrez está muito próximo da psicologia.

É 98% psicologia e 2% o resto!"

Nosso entrevistado, José Antônio Nery Júnior, é nada mais nada menos que o atual campeão brasileiro amador, título conquistado recentemente no centenário Clube de Xadrez São Paulo - o templo maior do xadrez nacional!

Com apenas um empate nas 7 rodadas do evento, que contou com expressivos 127 jogadores, o enxadrista mineiro causou sensação entre os participantes e àqueles que acompanhavam a competição.

Logo após a conquista solicitamos uma entrevista ao campeão para ele contar, entre outras coisas, como adquiriu a excelente forma técnica atual.

O Prof. Nery fala também de sua transferência de Betim (região metropolitana de Belo Horizonte) para Nova Resende (no sudoeste de Minas), onde desenvolve um trabalho modelo com o Prof. Simão Poscidônio Dias. Projeto esse apoiado pelo enxadrista e grande propulsor do xadrez na região, Rodevaldo Aparecido Costa, da Prefeitura Municipal local.

Nosso entrevistado toca em asssuntos como os próximos passos na modalidade, seus ídolos, os alunos que vem treinando, melhor partida...

Agradecemos ao Prof. Nery o desprendimento em prontamente aceitar o pedido dessa entrevista e desejamos-lhe sorte em sua profissão.

Perfil

José Antonio Nery Junior

Nome completo: José Antônio Nery Júnior.

Data de nascimento: 6/12/1987.

Cidade nde nasceu: Belo Horizonte/MG.

Cidade onde mora: Nova Resende/MG.

Escolaridade: superior incompleto - 4º período de Gestão de Recursos Hídricos
(trancou matrícula para dedicar ao xadrez, junto a motivos financeiros à época). Hoje cursa Pedagogia, no 5º período.

Rating Fide: 1984 pontos.

Blog: http://neryxadrez.blogspot.com


Entrevista


Conte-nos como descobriu o xadrez.


Em 2003, aos 15 anos, através de um jogo de computador, eu ficava mexendo as peças e mal sabia o que era xadrez (risos). Depois aprimorei um pouco mais com meu irmão mais velho que sabia um pouco as regras básicas. Logo em seguida, por acaso, peguei um jornal da região que anunciava o Torneio de Férias do Clube de Xadrez de Betim e fui participar do evento. Fiz 1,5 ponto nas 5 partidas, mas a minha única vitória foi contra um campeão brasileiro de categoria.


E os primeiros campeonatos, quais são suas impressões deles?

Os primeiros foram bem difíceis, geralmente só participava mesmo. Foi quase um ano só buscando experiência, nunca ganhava nada, até que fui apresentado aos livros de xadrez. Passei a estudar e rapidamente comecei a evoluir. Era um ótimo passa tempo para mim, que me fazia esquecer os problemas e ocupava a mente. Além de fazer boas amizades.

Em meados de 2007 você deu uma virada em sua vida ao deixar Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, e se transferir para Nova Resende (cerca de 400km da capital) a convite de Rodevaldo Aparecido Costa, que é enxadrista e grande incentivador do xadrez no município e região. O que motivou esta decisão?


Foram vários fatores que foram acumulando:

- Tinha vontade de trabalhar exclusivamente com o xadrez.

- Estava sempre me esforçando, trabalhando muito! Mas no final do mês, nunca sobrava nada. Somente contas a pagar para o próximo mês!

- Cursava gestão ambiental e sempre atrasando uma mensalidade atrás da outra, além da falta de tempo para levar a faculdade a sério. Mesmo assim tinha boas notas, mas não estava satisfeito com a situação, pois gostava muito do curso, que foi uma escolha pessoal assim como o xadrez.

- Não tinha boa qualidade de vida, devido à excessiva carga horária de trabalho. A saúde estava cada vez pior.

As coisas aparentavam estar bem, mas não me sentia assim. Resumindo: não estava feliz.

E um dos maiores ensinamentos da minha mãe e meu pai - mesmo não gostando de minha mudança - foi: ‘’Se as coisas não andam bem não adianta sentar e reclamar, mas sim ter atitude e tentar mudar a situação‘’.

Então será que continuo como a maioria das pessoas do mundo, a espera de um milagre para ser feliz?

Minha resposta foi um NÃO!

Decidi que mudaria aquela situação, acreditando em Deus e pedindo a ele todos os dias que me ilumina-se com novos caminhos.

Então pensei o que poderia fazer, pois não adianta sentar e esperar que tudo aconteça.

Cheguei à seguinte conclusão: que deveria me dedicar ao que mais gostava. Chegando assim ao xadrez, mesmo que não fossem garantidos resultados imediatos, mesmo que não fosse um campo que ganharia muito dinheiro, mesmo sabendo que eu era inteligente e esforçado. Ao fazer 18 anos tentei seis vestibulares e passei em todos sem estudar! Contudo, creio poder escolher outras áreas.

Mas, decidi que o maior salário que eu poderia ganhar em minha vida seria a felicidade. Esta sim seria o meu ideal.

Mesmo diante das dificuldades acreditei que tudo daria certo, porque tudo que fazermos de coração irá nos gerar algum resultado como a Lei de Newton: "Toda ação nos traz uma reação".

Chegando a parte mais difícil na época eu estudava xadrez de madrugada mesmo tendo uma rotina de trabalho árdua das 6h às 18h e faculdade das 19h às 23h. Estava em casa por volta da meia-noite, ainda assim estudava ao menos uma hora de xadrez por dia, mesmo sem saber aonde eu iria e o porquê estava fazendo isso.

Procurei me esforçar e jogar todos os torneios que eu pudesse. Fiz curso de arbitragem. Hoje sou AA da CBX. Também fui fazer um curso de instrutor escolar em São Sebastião do Paraiso. Ali, então, recebi a proposta para me mudar de Betim para Nova Resende.

E quando recebi a proposta vi com otimismo os benefícios que poderia ter, não levando em conta os fatores negativos a enfrentar. Infelizmente, muitas pessoas fazem o contrário...


Logicamente tenho muitos problemas, mas estou plenamente satisfeito comigo mesmo, por minhas decisões.

Sempre pensei da seguinte maneira: e se algo sair errado então ao menos tentei, o que custa começar de novo?


E de lá para cá, como o xadrez foi se desenvolvendo em Nova Resende? Fale também da estrutura atual do xadrez aí na cidade (número de professores, escolas atendidas, quantidade de alunos, etc.) e dos principais títulos conquistados.

Em Nova Resende são atendidas todas as crianças da rede municipal. São cerca de 1200 crianças do centro e da zona rural.

As escolas que atendo são:

Centro:

Escola Municipal Doutor Melo Viana

Centro Educacional Odilon Cecílio Ribeiro

Zona Rural:

Escola Municipal Antônio Carlos Madeira

Em relação ao xadrez de competição, a modalidade se desenvolveu muito acima da expectativa (em todos os sentidos). Em maio de 2008, com menos de um ano de xadrez, a Escola Estadual Doutor Melo Viana foi campeã mineira escolar.

Surgiram muitos pequenos campeões na cidade como:


• Gabriela das Dores Guelere
Tricampeã Mineira Feminino Pensado 2007, 2008 e 2009.

• Luiz Alves Freire
Campeão Mineiro Escolar 2008

• Josimara Aparecida Silva
Campeã Mineira Escolar 2009

• Gabriel José Evangelista
Campeão da JAMOG por Equipes 2010
Campeão Mineiro Escolar 2010

• André Luis de Oliveira
Campeão do Aberto de Guaxupé Absoluto
Campeão da Etapa Regional Jemg 2010


• Marina Martins de Aguiar
Bicampeã Brasileira Escolar (invicta) 2009 e 2010
Campeã Mineira Absoluto Feminino 2010

• Laura Ellen Moreira
Campeã Brasileira Escolar 2009

• Luiz Henrique da Silva Costa
Vice-campeão Pan-americano

• Ana Carolina da Silva Costa
3º lugar no Brasileiro Escolar 2009 e 2010

• Marcus Vinicius Pereira Rocha
Ingrante do ranking da Fide (1665 pontos)
Vice-campeão Mineiro Escolar

• Lucas Gabriel Pereira Rocha
Vice-campeão Mineiro Escolar
3º lugar no Brasileiro Escolar 2009 e 2010

Entre muitos outros nomes...

E chego então a uma conclusão: creio que o xadrez nas escolas é fundamental! Mas, não o simples ato de dizer que tal escola tem xadrez e sim uma criança praticante que aprende o xadrez e que dedica algum tempo à prática da nobre arte enxadrística como jogar partidas amistosas com os amigos (com certa é alguém que levará algum beneficio do xadrez para sua vida), pois sua mente está sempre criando e movimentando sentimentos de medo, confiança, culpa, tristeza, superação, desanimo, felicidade, entre outras.

Quer ver uma coisa interessante? Observe dois iniciantes que demoram certo tempo para realizar as jogadas. Memorize ou anote a partida e depois sente com eles perguntando por que realizaram tal jogada, lance a lance. Tenho certeza que vocês ficarão encantados com a mente humana!

Dizem que o xadrez está muito próximo da matemática. Digo que o xadrez está muito próximo da psicologia. É 98% psicologia e 2% o resto!

Quem não se lembra da historia do campeão mundial de Emanuel Lasker, que ao saber que seu adversário odiava um fumante? Então ele levava em sua partida um charuto cubano em seu bolso e no momento mais tenso da partida ameaçava acendê-lo e rapidamente seu oponente, irritado, chamava o arbitro. Experiente, Lasker dizia calmamente ele não estava fumando e sim apenas ameaçando acender o charuto. Poucos lances depois a vitória era certa, pois Lasker havia desequilibrado seu adversário psicologicamente...

Entre os alunos que trabalha aí em Nova Resende, uma jogadora se destaca: Marina Martins de Aguiar, de apenas 11 anos. A "pequena notável" venceu entre os outros eventos de expressão duas vezes o Brasileiro Escolar (3ª e 4ª séries), duas vezes o Mineiro de Categoria Menores (sub10 e sub12) e também o Campeonato Mineiro Absoluto Feminino (em 2010). Que "vitamina" você tem dado para ela para ficar tão forte assim?


Creio que estes resultados são frutos da confiança que tento passar para as crianças. Também tenho meus métodos, os temas a trabalhar que julgo serem os mais importantes para cada atleta de forma exclusiva. Geralmente não sou simples treinador, mas sim um amigo do atleta. Infelizmente ainda não realizei o trabalho que gostaria com ela e com outras crianças, sendo realmente o treinador deles, pois sempre realizei um trabalho sem remuneração financeira.

Falando agora especificamente sobre a carreira de jogador, você já jogou duas Finais do Campeonato Mineiro Absoluto (nas edições de 2009 em Belo Horizonte 2009 e em 2010 em Nova Resende). Como foi a experiência de estar presente no principal evento do calendário da FMX?

Quando comecei a joga xadrez sempre sonhei em classificar para uma Final de Mineiro. Em 2009 consegui classificar e fiquei muito feliz por essa conquista.

Mas ultimamente não ando muito satisfeito com as Finais, pois as premiações são muito baixas. Entendo o quanto é difícil organizar e conseguir patrocínio para realização destes evento, mas tenho projetos futuros para ajudar em tais situações.

Agora comemoro outra conquista e foi a vaga para a Semifinal do Brasileiro Absoluto. Sei que poderia pagar e jogar a Semifinal do Brasileiro, mas sempre quis classificar independente disso.

Em 2009 realizou-se em Nova Resende um importante torneio valendo norma de mestre internacional. Que impressões pode nos passar do evento?

Tenho que agradecer à Prefeitura de Nova Resende por poder participar deste excelente evento, de experiência fundamental para minha evolução. Foi sem dúvida um dos melhores torneios que pude jogar. Adquiri uma experiência incrível e senti que posso evoluir mais. Não vejo a hora de jogar outro (risos)!


Neste mês de março você conquistou de forma convincente (com a performance de 6,5 pontos nas 7 rodadas) o concorrido Campeonato Brasileiro Amador, no templo maior do xadrez nacional - o centenário Clube de Xadrez São Paulo, que reuniu mais de 100 jogadores. Fale sobre o torneio e quando é que sentiu que podia ganhá-lo?


E sem dúvida emocionante, por ser no Clube de Xadrez de São Paulo diante de 127 jogadores! Foi um torneio que joguei lance a lance, partida a partida! Em todos os meus 7 jogos procurei ficar o máximo possível concentrado. Somente levantava da mesa quando realmente necessitava ir ao banheiro, mesmo quando meus adversários realizavam grandes reflexões eu estava diante da mesa procurando um plano ou ameaça tática!
Acabou dando frutos, como na 3ª partida que realizei um sacrifico de Cxe6, em uma posição que acredito que seria empate.

Foi um torneio que aprendi muito sobre mim mesmo, pois tenho uma imensa vontade de evoluir, crescer e vencer! Mesmo nos momentos em que eu não encontrava muito bem como na partida contra Liria Garcia, na 5ª rodada, que sofri uma combinação e perdi um peão e fiquei inferior claramente! Mas, neste momento que meu xadrez aparece com um incrível espírito de luta. Continuei a lutar na posição sem um pingo de desânimo e sim usando tal situação para recarregar minhas forças e saber que se eu queria vencer aquela partida e o torneio teria que jogar com mais força de vontade, pois além da situação da partida, se o resultado da mesa 1 encerrasse com um empate, assim eu reassumiria a ponta do torneio. E como se diz, quem acredita sempre alcança. Lutei firme e o resultado veio.

O que tem feito para melhorar seu xadrez? Como estuda e o que estuda?!

Vejo partidas da atualidade, estudo finais, jogo na internet e analiso as minhas próprias partidas. Resolvo combinações e alguns problemas de solucionismo, atividade que considero fundamental para adquirir um bom cálculo e precisão. Tento estudar durante todo meu tempo disponível. Tempo esse que ultimamente está ficando curto, pois iniciei algumas atividades extras de consultoria financeira domiciliar e via internet.

Fale sobre seus ídolos no xadrez.


O campeão mundial Emanuel Lasker, pioneiro do xadrez psicológico.

Paul Morphy, Alekhine, David Bronstein, Reshevsky, Tal e Judit Polgar.

Na atualidade Kramnik, Gelfand e Caruana.

Não se esquecendo de Kasparov, que em minha opinião foi muito superior a Fischer.

Entre os brasileiros os GMs Milos, Vescovi, Matssura, Fier e Felipe e o MI Marcus Vinicius Santos.

Tenho uma torcida especial pelos mineiros MI Roberto Molina e o MF Evandro Amorim.

Não posso esquecer que sou meu ídolo também (risos)!

Melhor partida.


Minha primeira vitória contra um mestre, que foi contra o MF João Bosco Ladeira (quatro vezes campeão mineiro absoluto). O jogo aconteceu na fase final dos Jogos do Interior de Minas (JIMI), edição de 2008, quando realizei uma miniatura de 22 lances.


MF João Bosco Ladeira - José A. Nery Jr

Jogos do Interior de Minas (JIMI) 2008

1.d4 Cf6 2.c4 c5 (foi a 1ª vez que joguei a Defesa Benoni Moderna) 3.d5 e6 4.Cc3 exd5 5.cxd5 d6 6.e4 g6 7.Cf3 Bg7 8.Bd3 0–0 9.h3 b5 10.Cxb5 Cxe4 11.Bxe4 Da5+ 12.Cc3 Bxc3+ 13.bxc3 Te8 14.Cg5 Ba6!! 15.Df3 f5 16.Rd2 Cd7 17.Dg3 Ce5 18.Bxf5 Db5 19.Te1 Cc4+ 20.Rd1 Cb2+ 21.Rd2 De2+! 0–1

Principais conquistas.


Campeão Brasileiro Amador 2011;

Finalista do Mineiro Absoluto 2009 e 2010;

Campeão Mineiro do Interior 2009;

Campeão do Circuito Mineiro Rápido Grand Prix (Categoria A) 2009;

Vice-campeão Sub 2000 no Abierto de Verano - Argentina;

Vice-campeão Semifinal Mineiro Absoluto 2009;

4º lugar no Campeonato Brasileiro Absoluto de Solucionismo de Xadrez;

Bicampeão Mineiro Sub20 Rápido;

Campeão da Etapa Classificatória do Mineiro - Juruaia 2009;

Campeão da Etapa Classificatória do Mineiro - Nova Resende 2009;

Bicampeão da JAMOG (por equipes) 2009 e 2010 - Nova Resende;

Campeão Individual Absoluto JAMOG 2010;

Campeão do Aberto de Itaú de Minas 2009;

Campeão do 1º Grand Prix PDX-CAIC/Contagem 2006;

Vice-campeão JIMI 2007 (por equipes) - Betim. Etapa Regional;

Campeão do JIMI 2004 (por equipes) - Betim;

Tetracampeão Absoluto de Betim 2004, 2005, 2006 e 2007;

3º lugar no Campeonato Mineiro Absoluto pela Internet 2009;

3º Absoluto no Campeonato Mineiro Absoluto Blitz 2004;

Campeão Mineiro Estudantil 2005;

Campeão Mineiro Escolar 2005;

Campeão do Torneio dos Campeões 2005.

Objetivos futuros.

Inicialmente chegar a MF;

Jogar futuramente uma Final de Brasileiro;

Sei o quanto e difícil, mas pode escrever: vou ser GM!

Terminar meu livro sobre xadrez, que iniciei há alguns anos.


Qual o papel que a Prefeitura de Nova Resende na sua profissionalização no xadrez?

Não há dúvida de que foi de extrema importância. A Prefeitura não trabalha simplesmente simplemente como um patrocinador, que quer ter seu retorno em marketing. Vejo que ela trabalha com a real intenção de ajudar os atletas que surgiram, e continuam a surgir, a seguir nesta caminhada. Isto explica o sucesso do xadrez de Nova Resende. A Prefeitura sempre está disposta a atender grandes ideias como a realização do ITT valendo norma de IM em 2009. No fim do ano passado Nova Resende realizou a Semifinal do Mineiro Absoluto 2010 e neste ano a Final do Mineiro Absoluto, também referente à edição de 2010.

Espaço para agradecimentos e/ou considerações finais.

Primeiro agradecer a Deus que sempre vem me iluminando e aos meus pais Laila e José A. Nery (sou o Júnior - risos!), minhas irmãs e meu irmão.

As pessoas que me deram forças para está caminhada como os fortes jogadores Renato del Gaudio, Gleison Borges e o Prof. Domicio Júnior, de Betim. Ao amigo Nelson Castelo Branco, à Casa do Xadrez BH, ao Prof. Julio Lapertosa e à Luciane, aos mestres e amigos MI Marcos Vinicius Santos, GM Matssura e GM Milos, que me passaram bons conhecimentos.


E em especial três pessoas: João Carlos da Costa, de Guaxupé, amigo e grande incentivador do xadrez na região; ao mestre, amigo e meu atual professor Gérson Peres, que sempre está disposto a nos dar bons conselhos e força para continuar nossa caminhada; e não poderia deixar de agradecer ao grande amigo e parceiro Rodevaldo Costa, que foi o grande idealizador do xadrez em Nova Resende, sempre trabalhando com muito esforço e dedicação no que for necessário para essa contínua evolução. Peço desculpa a muitas outras pessoas que sempre me deram força, mas que não citei nesta lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem logo mais:

O Autor

 

Copyright © Centro Xadrez Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger