Artigos de Jornais

Por que jogar Xadrez?
 

“Devemos entender jogo como uma atividade que obedece ao impulso mais profundo e básico da essência animal, sendo considerado como um comportamento primário na espécie humana (Schwartz, 2004). Esta atividade tem início na vida com os mais elementares movimentos (Freud, 1923), evoluindo até dominar a enorme complexidade do corpo humano. Segundo Piaget, os primeiros jogos com os quais a criança tem contato são os chamados jogos de exercício. A transição dos jogos de exercício para os simbólicos marca o início de percepção de representações exteriores e a reprodução de um esquema sensório-motor. Pode-se dizer que o jogo simbólico exercita a imaginação. Jogos de Regras Ao alcançar o período das operações concretas, a criança torna-se capaz de jogar atendo-se a normas. Surgem, então, os jogos de regras, para os quais ela terá que abandonar a arbitrariedade que governava seus jogos, adaptando-se a um código comum, podendo ser criado por iniciativa própria ou por outras, mas que deverá acatar limites, porque a violação das regras traz consigo uma consequência muitas vezes negativa. Isto ajudará a criança a aceitar o ponto de vista das demais, a limitar sua própria liberdade em favor dos outros, a ceder, a discutir e a compreender, este aspecto é necessário ao ser humano. Quando se praticam jogos de grupo, a experiência se engrandece, já que a solidariedade é agregada à vida da criança, surgindo, assim, os primeiros sentimentos morais e a consciência de grupo. A partir disto torna-se essencial notar o valor educativo inegável que a prática lúdica possui. Segundo Cousinet (1945), se os jogos, as brincadeiras são as atividades naturais da criança, então a atividade educativa é favorecida se tem fundamento nessas atividades.

Olhar e entender


Falando especificamente do jogo de Xadrez, este pode ensinar às crianças o mais importante na solução de um problema: saber olhar e entender realidade que se apresenta. (...) Para o home espirituoso, criativo, empreendedor, o Xadrez é uma das mais ricas fontes de prazer.um meio no qual se encontra elementos para representar as mais admiráveis concepções artísticas, um campo pelo qual a imaginação pode voar livremente, produzindo com encantadora beleza, idéias deliciosamente sutis e originais. “O Xadrez é uma das raras e preciosas atividades em que o homem pode explorar ao fundo suas emoções, atingindo estados de prazer tão sublimes, tão ternos, tão intensos que só podem ser igualados pelas sensações proporcionadas pelo amor e pela música”.

Dacio reassume Federação


O Dr. Dacio Lima Gonçalves (foto) reassume hoje a presidência da Federação Paraibana de Xadrez, encerrando assim a licença que havia solicitado para trato de assuntos particulares. Durante a sua ausência, o cargo esteve sob a responsabilidade deste jornalista, que é vice-presidente.

Aula de Xadrez


Para aprender xadrez não existe obstáculo quanto à idade. Muitos começam aos 4 anos. Existem jogadores com 80 anos, jogando bem. Qual é o esporte que consegue isso? Aprenda a jogar, tenha você a idade que tiver, seja homem ou seja mulher. Ligue para 3226.2685 e acerte os detalhes. As aulas serão ministradas na Av. Umbuzeiro, 52, Manaíra. Lembre-se: aprender xadrez melhora a qualidade de vida em muitos aspectos, sem esquecer que ele tem o poder de fazer as pessoas felizes. O garotinho da foto tem hoje 20 anos de idade e é o melhor jogador do mundo. Seu nome é Magnus Carlsen!

Visite o blog Reino de Caíssa: http://reinodecaissa.blogspot.com
  
Fonte: Fernando Melo - reinodecaissa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem logo mais:

O Autor

 

Copyright © Centro Xadrez Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger