Artigos de Jornais

Por Fernando Melo
  
Terapia ocupacional 


“O Xadrez é hoje o segundo esporte mais praticado no mundo, fascinando milhões de pessoas em diversas partes do planeta. A utilidade do Xadrez se expande para as mais diversas áreas do conhecimento, dentre elas a matemática, a computação, a administração e até no desenvolvimento de outras modalidades esportivas, o que contribui para uma boa saúde. O Xadrez também está sendo usado como terapia ocupacional para adultos e pessoas da terceira idade’.

Estímulo à memória

“Quando a pessoa joga o Xadrez, está desenvolvendo a coordenação motora estática, levando o indivíduo a se concentrar, conseguindo um estado de relaxamento das estruturas cerebrais, ao mesmo tempo estará estimulando as áreas mentais que ajudam no desenvolvimento da memória, a paciência, o autocontrole, a criatividade, raciocínio lógico, espírito de decisão, entre outros, que são componentes essenciais à nossa qualidade de vida... O Xadrez, por sua natureza esportiva, cientifica e cultural, é um importante recurso que reúne em uma única atividade, componentes educativos importantíssimos, como concentração, atenção, entre outros, que podem contribuir para a qualidade de vida do idoso”.

Evitando doenças

“A inclusão do Xadrez nas atividades de terapia ocupacional trará grandes benefícios para o grupo da terceira idade, pois é grande o número de habilidade mentais que o Xadrez trará como: imaginação, memória, pensamento lógico, perseverança, motivação e ambição, etc. Portanto, implantar a arte do Xadrez na terceira idade, como forma de terapia ocupacional é também uma forma de inclusão social e estímulo à atividade do raciocínio, o que evita várias doenças mentais em decorrência do ócio, pois o Xadrez tem o poder de fazer os homens felizes. Motivando assim o ser humano a viver mais e melhor”. (O texto acima é parte de um estudo feito por Vidal Bezerra e Marlucia de Almeida, e publicado, na sua totalidade, no site do clubedexadrez.on-line).

Brancas jogam


Examine o diagrama ao lado com atenção. As negras jogam e ganham. Uma bela combinação, no que prova a força da torre na coluna aberta.

Nordestão 2011

A Paraíba vai enviar uma boa delegação de enxadristas, cerca de dez, para participar do Torneio Nordestão 2011 – Taça Governador Miguel Arraes, que será realizado no Hotel Jangadeiro, Boa Viagem, Recife, nos dias 2 a 5 de junho. O evento, já tradicional no calendário da Confederação Brasileira de Xadrez, costuma reunir enxadristas de todo o Brasil, e este ano não será diferente. As inscrições podem ser feita na manhã do dia 2 de junho, no próprio Hotel Jangadeiro. O diretor responsável pelo evento é o MF Marco Asfora (uma lenda viva do xadrez nordestino), e um dos árbitros será o paraibano AR Klebber Dias. Acompanhe mais notícias sobre o Nordestão, através do blog reinodecaissa.blogspot.

Curiosidade

No século XIX, a ascensão das rainhas Isabel II (Espanha) e Victória (Inglaterra), deu força a Rainha (Dama) no xadrez, Hoje a peça se movimenta quantas casas quiser e é a mais ofensiva do jogo. Mas não ameaça a supremacia do Rei. Outra peça que ganhou poder foi o peão. Quando chega a última linha do lado do adversário, pode ser trocado por qualquer peça, exceto o Rei. A jogada reflete o pensamento liberal dos séculos XVIII e XIX, segundo o qual qualquer pessoa podia subir na vida, embora jamais pudesse se tornar Rei.

Aula de Xadrez
 

Para aprender xadrez não existe obstáculo quanto à idade. Muitos começam aos 4 anos. Existem jogadores com 80 anos, jogando bem. Aprenda a jogar, tenha você a idade que tiver, seja homem ou seja mulher. Ligue para 3226.2685 e acerte os detalhes com Fernando Melo. As aulas serão ministradas na Av. Umbuzeiro, 52, Manaíra. Lembre-se: aprender xadrez melhora a qualidade de vida em muitos aspectos, sem esquecer que ele tem o poder de fazer as pessoas felizes!

Visite o blog Reino de Caíssa: http://reinodecaissa.blogspot.com

Fonte: Fernando Melo - reinodecaissa@gmail.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem logo mais:

O Autor

 

Copyright © Centro Xadrez Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger