Artigos de Jornais

Por Fernando Melo
  
Xadrez contra as drogas 


Será que o Xadrez pode ajudar no combate às drogas, essa praga que vem assolando grande parte da juventude brasileira? Pense um pouco antes de responder. Considerando que o vício se inicia pela influência de más companhias, é possível que uma educação voltada para o exercício da mente, afastando-se da ociosidade, o jovem pode estar livre deste mal. O xadrez tem esse poder de educar as pessoas em vários sentidos, inclusive livrando-o das más companhias.

Nas Escolas

Sabemos que em muitos países do mundo, o xadrez é bastante difundido nas escolas, tanto pública como privadas. Aqui no Brasil, muitas Prefeituras não sabem o tempo que estão perdendo por não fazer com que os jovens passem a aprender esse jogo milenar, que só trás benefícios à sociedade. Felizmente, aqui em João Pessoa, o xadrez nas escolas públicas e privadas está bastante difundido, o que termina sendo muito bom para a tranquilidade e segurança das famílias que tem seus filhos adolescentes. É impossível se admitir, sequer pensar, que um jovem que joga xadrez, possa se tornar um drogado.

Paulo ganha Torneio


O forte enxadrista paraibano (Campina Grande) Paulo Eduardo Barbosa venceu com segurança o XIV Torneio de Esperança, realizado na cidade de Esperança, e foi premiado com o Troféu Dr. João Tejo e mais 600 reais. Na foto, de Klebber Dias, temos Paulo no centro, e à sua direita o vice-campeão Evandro Rodrigues e à esquerda, o terceiro lugar Rodrigo Soares. O torneio foi organizado por Joaquim Virgolino e arbitrado por Ivanilson Pereira

Os melhores da Paraíba

Com a nova lista FIDE, publicada no dia 1º deste mês, os quatro jogadores mais fortes da Paraíba, são: MF Francisco Cavalcanti (2284), MF Luismar Brito(2277), Paulo Barbosa(2267) e Evandro Rodrigues(2183). O GM Giovanni Vescovi continua sendo o melhor do Brasil, e Viswanhatan Anand, o melhor do mundo.

Aniversário de Silvio

 

Hoje, 3 maio, é o aniversário do advogado e enxadrista Silvio Sá de Melo, que completa 42 anos. Conheceu o xadrez muito cedo, uma vez que assistia na sua residência, quando tinha cinco anos de idade, os torneios de xadrez organizado pelo seu pai Fernando Melo (este colunista) na Academia de Xadrez Caldas Viana (onde funciona até hoje). Silvio tem participado de diversos torneios e é sempre um adversário respeitado pelos jogadores do Nordeste e do Brasil. Os parabéns da coluna.

Torneio de Candidatos

Começa hoje o Torneio de Candidatos, quando se vai conhecer o desafiante do atual campeão do mundo. São oito jogadores que jogarão pelo sistema de eliminação por match. Na primeira rodada, 4 são eliminados, na segunda rodada, dois são eliminados e vem a final, quando o vencedor jogará no próximo ano pelo título de melhor jogador do mundo. O armênio Levon Aronian é um dos favoritos. Os interessados podem acompanhar esse torneio pelo blog reinodecaíssa.

Aula de Xadrez
 

Para aprender xadrez não existe obstáculo quanto à idade. Muitos começam aos 4 anos. Existem jogadores com 80 anos, jogando bem. Aprenda a jogar, tenha você a idade que tiver, seja homem ou seja mulher. Ligue para 3226.2685 e acerte os detalhes com Fernando Melo. As aulas serão ministradas na Av. Umbuzeiro, 52, Manaíra. Lembre-se: aprender xadrez melhora a qualidade de vida em muitos aspectos, sem esquecer que ele tem o poder de fazer as pessoas felizes!

Visite o blog Reino de Caíssa: http://reinodecaissa.blogspot.com

Fonte: Fernando Melo - reinodecaissa@gmail.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem logo mais:

O Autor

 

Copyright © Centro Xadrez Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger