Artigos de Jornais

Por Fernando Melo
  
Alzheimer e Xadrez   


Quer viver 100 anos bem lúcido? Quer mesmo? Então tome mingau e jogue xadrez. Um senhor chegou aos 100 e perguntaram o que faz para se manter tão forte, a memória ativa..., e ele, bonachão, respondeu: “É simples, tomo mingau e jogo xadrez todos os dias”. É por essa e outras que dizem que o xadrez combate o Mal de Alzheimer. Será mesmo? Vejamos o depoimento abaixo, pois sou como São Tomé, só acredito vendo.

Aliado importante


Por exercitar tanto a mente o Xadrez acaba se transformando em um aliado importante de quem precisa reaver informações perdidas no baú da memória. Helena Kandelman, 65 anos, psicóloga e poetisa sempre soube ocupar com harmonia o corpo e a mente. Após os 60 anos, um aneurisma hemorrágico mudou sua vida. O caso deixou seqüela, como dificuldade da coordenação motora e perda da memória recente. “Quando tive aneurisma - disse Kandelman – meu filho sendo médico pediu que usasse a cabeça em tudo que pudesse. Sempre tive a cabeça muito boa, já tinha feito dois livros de poemas, então comecei a fazer bijuterias para recuperar o movimento da mão e Xadrez para começar a trabalhar a cabeça, que na verdade é um exercício de neurônios mesmo. A gente tem que prestar atenção, tem que se concentrar e memorizar também”.

Memorizar nomes

E continua Helena Kandelman: “O Xadrez me ajudou muito a trabalhar esse lado de memorizar as coisas mais recentes, inclusive até nomes das pessoas, nome das peças, as jogadas, tudo isso fez parte de um trabalho que tem me ajudado até hoje. A gente só lembra daquilo que se aprende, então com os exercícios a gente vai trabalhando a cabeça para a memorização e isso ajuda muito por que você faz associações e começa a se lembrar. Estou adorando. Estou até estimulando a minha neta a jogar também. Achava que era um bicho de sete cabeças e na realidade, quando comecei, fiquei encantada...”. (Do site Federação Paraense de Xadrez Escolar)

Tira-Teima


Será realizado na Academia Caldas Viana, Av. Umbuzeiro, 52, no próximo dia 17 de abril (domingo), a partir das 9 horas, o Quadrangular Tira-Teima, reunindo os enxadristas MF Luismar Brito, MF Francisco Cavalcanti, Paulo Barbosa e Evandro Rodrigues.  O campeão e o vice serão premiados. A entrada é franca.

Missa para Herul Sá

Hoje, às 18 horas, na Igreja Santo Antonio (Tambaú) será celebrada a Missa de 7º Dia em memória do saudoso médico e enxadrista Herul Sá, que era o último sobrevivente da geração Cabo Branco de Enxadristas, que pontificou nas décadas de 50 e 60, em João Pessoa. Ele teve como companheiros Fernando Amaral Marinho, Jeová Mesquita, Romero Peixoto, Arnaldo Tavares, Arnaldo Carneiro Leão, Desembargador Espínola, Nisbel Magalhães, Fernando e Ferdinando Paraguay, Ivo Bichara  entre outros,

Aula de Xadrez


Para aprender xadrez não existe obstáculo quanto à idade. Muitos começam aos 4 anos. Existem jogadores com 80 anos, jogando bem. Aprenda a jogar, tenha você a idade que tiver, seja homem ou seja mulher. Ligue para 3226.2685 e acerte os detalhes com Fernando Melo. As aulas serão ministradas na Av. Umbuzeiro, 52, Manaíra. Lembre-se: aprender xadrez melhora a qualidade de vida em muitos aspectos, sem esquecer que ele tem o poder de fazer as pessoas felizes!

Visite o blog Reino de Caíssa: http://reinodecaissa.blogspot.com

Fonte: Fernando Melo - reinodecaissa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem logo mais:

O Autor

 

Copyright © Centro Xadrez Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger