Artigos de Jornais

Por Fernando Melo

O invicto Cavalcanti

Com 20 vitórias e nove empates, o campeão paraibano, MF Francisco Cavalcanti (foto de Klebber Dias), após 5 horas de jogo, saiu invicto da simultânea do último sábado na boite do Esporte Clube Cabo Branco, de onde é atleta de xadrez. Dos 40 esperados, 29 compareceram.


Onze cadeiras ficaram vazias, esperando enxadristas que poderiam estar presentes, contribuindo para o desenvolvimento do xadrez paraibano, valorizando a prata da casa, tendo a oportunidade de jogar com um dos mais talentosos jogadores do país, nome reconhecido e respeitado em todos os recantos enxadrísticos deste imenso Brasil.


É essa falta de interesse por parte de enxadristas, em eventos desse porte, que me faz repensar o esforço em defesa do xadrez tabajarino. Talvez essa simultânea seja meu último trabalho em eventos públicos. Na verdade tenho me empenhado ao jornalismo em defesa do Xadrez, com a tranqüilidade que preciso e mereço. Tenho também investido no ensino e treinamento de futuras gerações, e ministrando aulas particulares para todas as idades. Estou fazendo a minha parte, o que me deixa bastante satisfeito.

Os participantes

Os noves empates foram concedidos aos enxadristas Antonio Dutra, Renato Araujo, Fernando Melo, Luis Tomaz, Alexandre Teófilo, Alexandre Ferreira (RN), Severino Pontes, João Alves e Silvio Sá. As 20 vitórias foram diante dos enxadristas Silvio Martins, Teresa Luengsten, Alexandre Cesar, Eny Moura, Izulamar Almeida, Bruno Celso, Luis Rocha, Marcio Rolim, Jacinta de Sousa, Carlos Tadeu, Hamilton Nóbrega, Wendel Nóbrega, Lucas Monteiro, Iara Luiza. Luciano Machado, Emily Priscila, Ermely Gomes, Vandetonio Almeida, Humberto Moura, Herbert Paulo.

Como ganhar

Analise bem a posição do diagrama ao lado. As brancas jogam. Qual é a melhor continuação para as brancas? Não é difícil, você vai acertar, mas é preciso “entrar” na posição para ter certeza de que seu lance é correto.

Nacional

Nos dias 4 a 8 de março, na capital potiguar, será realizado o VIII Torneio Magistral RN – Taça Unimed, reunindo jogadores de todo o Brasil. Estão confirmado três enxadristas estrangeiros, sendo um do Egito, outro da França e do Equador. Aqui da Paraíba, irão os seguintes: MF Francisco Cavalcanti, Paulo Barbosa, Evandro Rodrigues, Jovany Medeiros, Francisco Dantas e Antonio Dutra, além do AR Klebber Dias, que auxiliará na arbitragem e dará apoio logístico a este blog. A direção do evento está a cargo do MF Maximo Macedo e a arbitragem do AF Igor Macedo. As inscrições continuam abertas até o dia 28 deste mês e os interessados devem estar em dia com a anuidade da CBX.

Aula de Xadrez

Para aprender xadrez não existe obstáculo quanto à idade. Muitos começam aos 4 anos. Existem jogadores com 80 anos, jogando bem. Aprenda a jogar, tenha você a idade que tiver, seja homem ou seja mulher. Ligue para 3226.2685 e acerte os detalhes. As aulas serão ministradas na Av. Umbuzeiro, 52, Manaíra. Lembre-se: aprender xadrez melhora a qualidade de vida em muitos aspectos, sem esquecer que ele tem o poder de fazer as pessoas felizes! Na foto, Isis Feitosa, com sua mãe Edite. É a minha mais nova aluna, com apenas 5 anos, e que já começa a despertar para o encantado mundo da Deusa Caíssa.

Visite o blog Reino de Caíssa: http://reinodecaissa.blogspot.com

Fonte: Fernando Melo - reinodecaissa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem logo mais:

O Autor

 

Copyright © Centro Xadrez Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger