O rei do tabuleiro


Patrícia Scofield


Aos 23 anos, o mineiro de Belo Horizonte, Frederico Gazel, já é um grande campeão no esporte que escolheu para atuar: o xadrez. Desde os 14 anos de idade, quando começou a competir, ele coleciona títulos como o de campeão mineiro absoluto de xadrez pensado (2009), campeão brasileiro escolar em Batatais - SP (2004), único campeão mineiro absoluto pela internet (2008) e está no top 100 do ranking brasileiro como o 50º colocado. “Comecei a praticar com colegas de escola e vizinhos, amistosamente. Nunca tive aula, nem mesmo no nível profissional. Considero que sou autodidata”, afirma.


Além de enxadrista - ou competidor profissional -, Frederico é estudante de jornalismo, árbitro de xadrez e, há quase três anos, professor de oficinas extracurriculares desse esporte em um colégio particular da capital. “Como professor, tenho a satisfação muito grande de ensinar algo que aprendi sozinho e de ver os meninos interessados na aula, progredindo”, diz. Os alunos, com idades entre 8 e 18 anos, aprendem a teoria do xadrez e têm tempo para praticar também. Frederico destaca que a atividade aguça o raciocínio lógico, a concentração, a noção espacial e a capacidade dessas crianças de agir preventivamente.


O professor também se dedica aos estudos, em um local especializado de xadrez que funciona como clube, no Bairro Alto Barroca. É lá que Frederico treina - jogando - para testar novas táticas e estratégias, além de pesquisar experiências de jogadores renomados em livros. “Reproduzo a partida deles no tabuleiro, vejo como eles fizeram e se dá certo”, esclarece. O jovem lembra que descobriu o lugar por acaso, nove anos atrás, quando avistou da rua a placa do local, durante uma caminhada no trajeto entre a escola onde cursava o ensino fundamental e a casa dele.


Destaques


Da primeira conquista no xadrez Frederico não se esquece: foi em 2002, quando ele recebeu o título de campeão brasileiro rápido sub-16. Porém, a emoção da vitória costuma ficar contida: “Como o jogo é muito cordial,  quando o competidor ganha, não sai na hora comemorando. Guarda o sentimento de realização consigo e divide a notícia  somente com as pessoas mais próximas, como amigos, pais e namorada”, acrescenta.


Outros destaques do competidor foram vitórias nos campeonatos amistosos, títulos em etapas nacionais, campeonatos de categorias sub-20 e a conquista do terceiro lugar no Campeonato Sul-americano sub-18 (2004). “Estou a 20 pontos de conquistar a graduação de mestre no xadrez”, afirma. De acordo com a Federação Internacional de Xadrez (Fide, sigla em francês), com a participação em competições, os enxadristas podem se tornar mestres, mestres internacionais ou ainda, grandes mestres internacionais, sucessivamente.


Início


O primeiro contato do jovem com o esporte foi durante a infância, aos 9 anos, quando viu o jogo do tio, Sebastiãocilas Pereira, amador no esporte. Desde então, Frederico começou a praticar com os colegas de escola as estratégias que ele desenvolveu a partir da explicação lúdica do tio. Porém, ele fala que a família não imaginava que essas “brincadeiras” poderiam ser os primeiros passos de uma atividade profissional. Isso porque ele já se “aventurou” em outras atividades, por exemplo o futebol de salão e o taekwondo, e mesmo com conquistas em disputas internas dos clubes, largou tais esportes. “Meus pais apoiam e financiam muitas das minhas viagens para competir, mas minha mãe me aconselhou a fazer uma faculdade também”, conta.


Mini-Glossário

Xadrez pensado - formato de competição que estabelece a duração média das disputas de tempo longo, que podem durar de uma até duas horas para para jogador - a depender do campeonato;
Xadrez rápido - modalidade em que cada competidor tem até uma hora para executar todos os movimentos no jogo. Há outra modalidade ainda mais rápida, chamada de blitz, que pode durar de três a 10 minutos;
Xadrez absoluto - tipo de competição em que são permitidos homens e mulheres como jogadores, além de crianças.

Um comentário:

  1. Olá amigo, obrigado pela citação
    aproveito pra deixar outro video para conhecimento público do Campeonato Mineiro...

    http://www.youtube.com/watch?v=cm8OaajQ_WI

    abraços, Frederico Gazel

    ResponderExcluir

Comentem logo mais:

O Autor

 

Copyright © Centro Xadrez Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger