Duplo Pensamento: Dawton - Junio

Olá amigos enxadristas vim falar sobre uma coisa muito interessante, junio hoje veio aqui em casa para agente estudar, estavamos vendo um livro de estrategia, e chegamos a essa posição:
Pretas jogam e ganham
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Comentario do Professor Dawton:
Dawton Lemos

Os peões das brancas estão em casas brancas, estão vulneravel ao meu bispo, com o lance 1..g5! as pretas mobilizam os peões brancos em g4 e h3, deixando as brancas só com o movimento dos peões da ala da dama, se o bispo sai Bg2 ganha, se mover o rei, deixa o rei preto entrar na posição, a continuação talvez seria: 2.a3 a5! 3.a4 Ba8 que tem que jogar com o bispo ou o rei perdendo. note que o segundo lance das pretas tem que ser jogado, pois se jogasse (2...a6? 3.b4 ) (2...Ba8 3.b4) com um empate), ou seja, é vitoria das pretas, quando estou mudando de posição junio me adverte com uma ideia, de jogar 1...Be4, eu disse que não teria sentido por causa do 2.h4 Bb1 3.Bc2 b4! empatando.




---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Junio Ferreira


Comentario do GM Junio Ferreira:
1...Be4 com a intenção de jogar Bb1, se as brancas jogasse: 2.a3 a5! então Dawton me mostrou essa ultima linha:
3.Bd3 Bg2 4.h4 Bh3 5.g5 empatando, então após isso acabei concordando com o Dawton, mais pedir para ele ver a solução do teste e o comentário do GM Yasser Seirawan.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Resposta:As pretas feveriam jogar 1..g5! sem pensar duas vezes, depois de 2.Bd3 h6 3.Be2! (DAWTON) 3...Be4 (JUNIO) (E não DAWTON 3..Bg2 4.Rf2 Bxh3?? Rg3 encurralando o bispo) 4.a3 a5! (E não JUNIO: 4...a6? 5.b4!) 5.Rd2 Rf4 seguido de Rg3 e ganhando.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Resultado:
Dawton +1 e -1 = 0
Junio +1 e -1 = 0
TOTAL: 0 Pontos !
Dawton + Junio = +1 e +1 = 2 !
Ou seja: sozinho você não é nada, se juntando com um "pixote" você acertará !

4 comentários:

  1. outra frase:
    Dois medrosos, dão uma coragem !

    ResponderExcluir
  2. acho que 3.a4, é um erro muito capivara, poderia as brancas muito bem dá mais 3.be2 be4 4.bf1 bc2 5be2 bxb3 < fazendo assim o bispo conseguir um peão de vantagem das brancas, e o jogo renderia bem mais do que pelas jogadas que foi comentada ai !
    abraços.

    ResponderExcluir
  3. vamos ver o seu comentario:
    1...g5 2.a3 a5 3.Be2 , nesse lance segue o que foi comentado no livro e o que você disse: 3...Be4 4. Bf1 Bc2 5.Be2 Bxb3, as brancas conseguiram seu peão passado, mais como eu disse, a solução é juntar o meu com o de junio, você simplesmente disse o que o Yasser Seirawan disse no final,
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. que bom que minha logica foi igual a dele, eu nem se quer vi esse livro, só o de aberturas dele que eu tenho que é gigante !
    abraços.

    ResponderExcluir

Comentem logo mais:

O Autor

 

Copyright © Centro Xadrez Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger