Jogos Universitarios 2011 - Acabou Ontem

Olá amigos enxadristas vim falar do Jubs (Jogos Universitarios Brasileiro), terminou Segunda Feira (07/11), com participação de vários enxadristas Cearenses e também de outros estados, confira os poster dos sites Xadrez Brasil e O Site Oficial:
TINÉ E JANINE VENCEM OS JOGOS UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS
Entre os dias 4 e 7 de novembro estiveram reunidos em Campinas/SP o que de melhor há no xadrez universitário brasileiro para a disputa da modalidade Xadrez nos JUB'S (Jogos Universitários Brasileiros). Um legião de excelentes árbitros foi mobilizada para acompanhar as partidas, tendo como principal o AI Edmundo Ayoama. O Diretor principal da competição foi o amigo AI Gino Genovesi. Foram disputadas 7 rodadas pelo sistema suíço de emparceiramento, com cadência de 1h30 + 30" de acréscimo. O amigo Agnaldo, aqui do Distrito Federal, me ligou informando que o torneio foi muito bem organizado e que os jogadores estiveram plenamente satisfeitos com tudo. No masculino venceu o MF Vinícius Tiné, com 6,5 pontos, representando a Universidade Federal de Pernambuco. No Feminino, venceu Janine Martinez da UNIP, com 6 pontos. A organização dos jogos é da Confederação Brasileira de Xadrez, Cofederação Brasileira de Desporto Universitário e Comitê Olímpico Brasileiro.

Jomar, ao centro do podium, venceu dois mestres da modalidade.
O paranaense Jomar Egoroff, do Centro Universitário de Maringá (Cesumar), conquistou a medalha de ouro na modalidade de xadrez, na manhã desta quinta-feira (14/6), nas Olimpíadas Universitárias, em Blumenau (SC).
A competição contou com 37 enxadristas, entre eles 17 rankeados da Federação Internacional (FIDE) e 30 que fazem parte do ranking da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). Apenas Rio de Janeiro e Roraima não tiveram representantes.
Para todos os participantes, a competição foi considerada como uma das mais difíceis de toda a história das Olimpíadas Universitárias, desde os tempos dos Jogos Universitários Brasileiros (Jub's).
Jomar conquistou o ouro com seis vitórias e apenas uma derrota, e teve pela frente dois mestres internacionais, Jorge Bittencourt, do Espírito Santo, vencedor da competição em 2006, e Krikor Sevag Maklhitarian, de São Paulo.
Foi uma competição muito forte, estudei muita as jogadas de cada adversário e consegui vencer os dois mestres. Antes mesmo de vir a Blumenau, baixei pela internet as jogadas de cada um, para saber o que eu poderia fazer na competição. Estou feliz pela conquista e em representar bem a Cesumar e o Paraná”, disse Jomar.
A medalha de prata ficou com o paulista do Mackenzie, Krikor Sevag Mekhitarian, e a de bronze foi para o mineiro do Cefet, Roberto Júnior Brito Molina.
Neto de russos, Egoroff começou a jogar xadrez aos 14 anos. Ele aprendeu com a mãe, que é técnica da modalidade. O paranaense terminou a competição com seis pontos em sete partidas.
Jomar é bicampeão dos Jogos Universitários Paranaenses, venceu o campeonato estadual pela federação por sete vezes, e nos Jogos Abertos do Paraná conquistou medalhas em diversas edições.
As partidas foram jogadas no sistema de duas horas para cada participante e, segundo Egoroff, nenhuma das suas durou menos de três horas. Além de contar com enxadristas de categoria internacional, a competição teve ainda outra dificuldade: com exceção de domingo, duas partidas foram disputadas por dia, exigindo muita concentração dos atletas.
O outro participante do Paraná no xadrez foi Anderson Pereira Santana, da Tuiuti, de Curitiba, que terminou em 13.º lugar, mas somou pontos importantes para a conquista do primeiro lugar no masculino para o Paraná.
Feminino
No xadrez feminino, Daiane Cristiane Prestes Hornes, da Universidade Federal, de Curitiba, foi a quinta colocada, e Franciele Aparecida Santana, da Tuiuti, de Curitiba, a oitava. Na classificação geral, o Paraná ficou com a terceira posição no feminino.
A medalha de ouro foi para Tatiane Cristina Coelho, da UNIP, de São Paulo, a prata para Joana Viana Garcia, da Universidade Planalto Catarinense, e o bronze para Cristina Valcarenghi, da Unoesc ,de Santa Catarina.
A enxadrista Daiane Hornes, universitária da UFPR, começou a jogar xadrez nos Jogos Colegiais do Paraná, retomados pelo Governo do Estado em 2003, e em 2005 ela representou o Colégio Estadual do Paraná nas Olimpíadas Colegiais Brasileiras, em Brasília, onde conquistou a medalha de ouro.
Esta é mais uma grande prova da importância dos Jogos Colegiais no Paraná. Como Daiane, muitos outros atletas começaram nos Jogos Colegiais do Paraná e estão hoje se destacado em várias modalidades em competições nacionais. Vamos continuar com a política esportiva do Governo do Paraná, de muito incentivo”, afirmou o diretor presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.

Classificação
Masculino
1º - Paraná
2º São Paulo
3º - Espírito Santo
4º - Santa Catarina
5º – Paraíba
Feminino
1º - São Paulo
2º - Santa Catarina
3º - Paraná
4º - Goiás
5º - Distrito Federal

Governo do Estado do Paraná
Secretaria de estado da Educação – Paraná Esporte
Coordenação de Comunicação
Marcelo Flessak (46)9102-4957
Fotos – Levy Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem logo mais:

O Autor

 

Copyright © Centro Xadrez Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger