Truques Pisicologicos

Note que todos os murmúrios devem ser feitos de forma que fiquem audíveis apenas para o seu adversário e para mais ninguém. Além disso, o volume deve ser medido de maneira a fazer parecer que você não quer que eles entendam o que você diz.


  • A estratégia do "Oh meu Deus" O clássico "Oh meu Deus" sempre foi jogado. Você pode, naturalmente, substituir por um palavrão próprio, mas tenha cuidado com as crianças ao seu redor. A idéia é que você joga um movimento que parece terrível, por exemplo, deixando a sua rainha, onde ela pode ser capturada. A idéia é que o adversário vai pensar que você cometeu um erro e tomar rapidamente a peça. Ele vai perceber tarde demais que tomando a rainha estava cometendo um terrível engano e que agora você tem uma vitória forçada. O "Oh meu Deus Ataque", é o seguinte. 1. e4 e5, 2. Nf3 Nc6, 3. Bc4 Nd4. Então você diz "Oh meu Deus" ou algo semelhante. Seu oponente joga 4. Cxe5 e depois calmamente jogar 4. ... Qg5, e aguardar a sua desistência. (Por conta de 5. Nxf7 Qxg2, 6. RF1 Qxe4, 7. Be2 Nf3 #).
  • O blefe Se você jogar uma jogada muito ruim, é geralmente uma boa idéia tentar disfarçá-la e não reagir quando você vê o que está errado em seu lance. No entanto, algumas pessoas preferem sorrir para si mesmo e murmurar "Ah, eu tenho você agora". A idéia é que o oponente vai pensar que há alguma razão para que ele não deva explorar o erro na forma como ele pretendia e vai jogar algum outro lance. Em uma posição desesperadora você pode até jogar uma continuação inferior e acompanhá-lo com "bem, isso foi por um triz".
  • A estratégia do "que é tão fácil que eu nem sequer tenho que pensar nisso" Isto é quando você está no meio de um ataque contra seu oponente ou ele sacrificou material em troca de um ataque contra você. A estratégia envolve a memorização da posição e, em seguida, deixar o tabuleiro e ir olhar para fora da janela. A idéia é fazer com que seu oponente pense que você está tão certo do que vai acontecer em seguida, que você não precisa analisar. Este é obrigado a ficar preocupado. O truque é continuar a pensar sobre a posição enquanto você estiver fora do tabuleiro para que você não perca nenhum momento. Certifique-se de olhar em volta de vez em quando com um olhar soberbo em sua cara, tanto para verificar se o seu oponente ainda não jogou e encorajar o grão de dúvida que você plantou em sua mente para prosperar e crescer.
  • A outra estratégia do "é tão fácil que eu nem sequer tenho que pensar nisso" Isso é extremamente arriscado, mas as vezes vale a pena usar contra adversários mais fortes se você sabe que eles têm uma tendência a se meterem em problemas com o tempo. Basta jogar o seu lance muito rapidamente. Escolha continuações moderadamente táticas que você se sinta confortável. Tente dirigir o jogo em posições que são suficientemente complexas para dar ao seu adversário algo em que pensar, mas não muito complicada porquê é provável que você cometa sérios erros por jogar rapidamente. Naturalmente, você ainda precisa investir tempo "verificação de mancadas' em seus movimentos antes de jogá-los.
  • A distração Isso é altamente imoral / antiético, mas muitas vezes é eficaz. Traga algo com você para o tabuleiro que vá distrair o seu adversário. Um frasco de alguma bebida quente ou um pacote de batatas fritas são as escolhas usuais, mas às vezes as pessoas trazem mascotes ou leitores de CD. chapéus idiotas são meus favoritos. Se você é mulher, então você não precisa trazer nada, basta selecionar vestimentas adequadas.
  • A estratégia de intimidação A forma mais eficaz de intimidação envolve o falar alto com um amigo (antes de começar os seus jogos) sobre algum jogo de GMs que você viu na semana passada. Diga ao amigo, (em voz alta o suficiente para que seu oponente possa ouvir), que passaram semanas estudando o assunto e que você e seu treinador vieram com uma novidade que você acha que vence pela força. Certifique-se que você não mencione a abertura ou o nome de um dos Mestres que jogaram a partida. Diga ao seu amigo que você a testou contra o Fritz e ganhou rapidamente. Você pode querer expandir essa idéia com o seu amigo dizendo algo como "bem, a última vez que você surgiu com uma novidade você esmagou o seu adversário em menos de meia hora".
  • A estratégia de abertura excêntrica Como o nome sugere, a idéia aqui é jogar uma abertura complicada com a única intenção de ganhar uma vantagem psicológica sobre o adversário. As melhores aberturas excêntricas para as brancas são o ataque Nimzo-Larsen, que começa com 1. b3, e a abertura St George, que começa com 1. b4. Sei pouco sobre a primeira, mas tenho visto a última em uma série de ocasiões. Um exemplo é executar a linha 1. b4 e5, 2. a3 d5, 3. Bb2 Bd6, (claro que não 3. ... Cc6? 4. B5 negras ganhando o peão) 4. e3 Cf6, 5. c4 quando a posição é provavelmente igual. No entanto, as brancas podem ter obtido uma vantagem psicológica em que seu adversário pode ter a sensação de que o que as brancas fizeram não pode estar correto e que deve haver alguma maneira de refutar a abertura. Não existe e assim o jogador com as peças pretas pode ficar frustrado e provavelmente irá estar atrás no tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem logo mais:

O Autor

 

Copyright © Centro Xadrez Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger