Xadrez Atomico partidas :

COMENTÁRIOS: MEDALHISTA   BRANCAS: GMONUBENSE (2470)NEGRAS: TIPAU (2407)DATA: 20.05.2008TEMPO: 5 MIN. + 5 SEG.ABERTURA: A10 QUEEN PAWNRESULTADO: 1-0COMENTÁRIOS: MEDALHISTA (BRASIL)

1-         d4                 d5
2-         e4               Ca6
3-         b4                 e5
 4-         c3                 g6 
                              
 O desenvolvimento natural dos dois lados com lances tais como Cf3, Bd3, Cf6, Bd6 encontra-se prejudicado em virtude da estrutura de peões nas 4 casas centrais do tabuleiro.
  O lance 4-c3 libera a diagonal para a Dama e futuramente evitar Negras jogar o Cavalo em b4. O lance 4-..., g6 abre o fianqueto e também evita a Dama em h5.   
 5-          h3                   c6
 O lance das Brancas impede Negras de jogar o Bispo em g4. Se Brancas permitissem esta jogada depois seriam forçadas a jogar f3 debilitando sua posição.    
 6-       Be2                    Bh6
7-       Bg5                      f6
 Negras cometem erro estratégico ao jogar f6 pois tira a diagonal da Dama, impede a saída do Cavalo através da casa f6 e abre a diagonal a2-g8. O melhor seria jogar 7-..., B x g5.
 8-       B x a6                e x d

Negras tentam reagir efetuando a troca já que correm o risco de ficar sem bons lances.
9-        b5                        d4
 Agora o lance das Negras parece duvidoso uma vez que facilita a entrada da Dama na diagonal mencionada anteriormente.
10-       Cd2                     Da5     
 O lance das Brancas parece ser errado. Acredito que o melhor seria jogar Cavalo em f3 seguido de 0-0.  Cf3 seria equivocado, uma vez que possibilitaria Bg4, desenvolvendo o jogo e dando vida para a torre de a8. Os lances a seguir torna o jogo bem exótico, que só poderia vir mesmo de GMonubense!
  
 Após 10-...., Da5

11-     Rf1                    Bg4
12-       f3                     Be6
  O lance das Brancas foi duvidoso pois aumenta a fragilidade da diagonal a7-g1 e impede a saída do Cavalo na casa f3.
 13-    Cc4!                   B x c4
 Negras são forçadas a trocar para dar mais mobilidade à dama e evitar problemas com o cavalo indo a d6+.
14-      a4                         d3
15-      Db1                   0-0-0
 Onubense ameaça jogar Da2. Tipau jogou o único lance que deixa o Rei em segurança.
16-    Da2                      Rb8
17-    De6                      Ra8
18-    Td1                      Ce7
     19-      h4                       B x g5
 20-    Ch3                         h5
21-    Cg5                      Cf5
   22-       g3                      Ce3+
23-    Rg1                        c5
                24-    Rh2                      Cxd1              
Após 24- ...,  Cxd1
25-     Df7                    Td7
   26-     De8                    T x e8
 Agora Tipau força o jogo. Ele simplesmente podia jogar o tranqüilo lance 26- ....,Td8 e ter a possibilidade de empate por repetição de lances.
27-    Ce6!                      d2 
Onubense, com este lance, encontra uma fantástica combinação numa partida em que se encontra em posição desconfortável.                   
28-     Cd8                        b6
  29-     Cc6                     D x b5
30-     Td1                         b5
 Brancas possuem a vantagem de uma Torre por Peão. Ainda assim o jogo parece estar empatado porquê os Peões das Negras que estão situados nas colunas a e d vão acabar forçando as Brancas empatarem com xeque perpétuo.
 31-     a x b5                     a5
    32-        e5                      f x e5
Neste momento Onubense começa a demonstrar o seu diferencial entre os jogadores mais fortes.
 33-        f4                        a4
    34-        g5                      g x f5
 35-        f5                        a3
 Aqui o GMonubense não tenta empate por ter convicção da vitória no final. Um exemplo de empate simples seria jogar Tb1 seguido de Tb8 dando xeque perpetuo.
36-        g5                        a2
       37-        g6                        a1 =  D
38-        g7                      Da5

Onubense faz cálculo preciso para promover o Peão e ganhar a partida.
 39-        g8 = D               Dd8
 40-        Ta1+                  Rb8
 A torre deixa troca sua posição passiva para atuar no ataque e vencer a partida.
41-        Ta8+                  Rb7
 42-        Db3+                 Abd.
 ( 1-0 )           

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