Xadrez de Fischer

Xadrez de Fischer, também conhecido como Xadrez Aleatório de Fischer (do inglês Fischer Random Chess) ou Chess960 (com referência as suas 960 posições iniciais de peças), é um jogo variante baseado no xadrez, criado por Robert James Fischer em 1996, onde a ordem das peças principais é escolhida aleatoriamente e ordenadas de acordo com certas regras pré-determinadas. O atual nome do jogo vem das 960 diferentes posições iniciais que podem ser selecionadas para o início do jogo.

Características

As peças da primeira linha são dispostas de maneira aleatória, mas de modo a que o rei continue a estar situado entre as torres, tal como no xadrez normal, isto porque no Fischer Random também é possível rocar para as duas alas (grande roque e pequeno roque). A posição das peças é simétrica para as brancas e as pretas, e os peões estão colocados na segunda e na sétima linha tal como no xadrez regular. O Fischer Random Chess permite 960 posições diferentes para as peças no início do jogo. A posição das peças pode ser estabelecida por sorteio ou recorrendo a softwares. Depois de ser estabelecida a posição inicial das peças aplicam-se todas as regras do jogo de xadrez normal.
Bobby Fischer esperava criar uma variante do xadrez que não tivesse ênfase na memorização das chamadas aberturas do xadrez e valorizar a criatividade e o talento dos jogadores. No xadrez convencional existe apenas uma posição inicial. Para esta posição inicial há dezenas de aberturas e para cada abertura, dezenas de variantes. Pessoas com boa memória, como Grandes Mestres em geral, conseguem um bom domínio em relação a essas centenas de possibilidades para o xadrez convencional. Já no xadrez de Fischer há 960 posições inicias, para cada posição haverá dezenas de aberturas e pra cada abertura haverá dezenas de variantes. As possibilidades são cerca de 1000 vezes maiores que no xadrez convencional. Isso torna impossível um estudo de aberturas para o xadrez randômico.
Essa variação usufruiu de um sucesso moderado, com um pequeno número de partidas e torneios envolvendo Grandes Mestres de xadrez e, em 2003, até mesmo um Campeonato Mundial foi organizado segundo essa variante. Atualmente já existem softwares para jogar o Fischer Random, e o domínio do programas sobre os humanos é ainda mais forte do que no xadrez normal, pelo fato de que os humanos podem recorrer menos à sua experiência de aberturas uma vez que as peças surgem em diferentes posições em cada jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem logo mais:

O Autor

 

Copyright © Centro Xadrez Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger