Entenda o cálculo ELO no Xadrez

Os jogadores de xadrez são classificados por um sistema de rating, assim como o outros jogos, como o tênis por exemplo. Porém o calculo do rating não é direto, ou seja, o seu valor depende de alguns fatores, entre esses fatores estão o rating do seu adversário.
Esse sistema de rating surgiu no fim dos anos 50. Foi quando começaram a colocar em prática vários sistemas baseados em que cada enxadrista recebe um coeficiente individual, o rating (do inglês, qualificação), o qual varia a cada competição, dependendo dos resultados obtidos.
A Federação Internacional de Xadrez (FIDE) em 1970 adotou um sistema de coeficientes elaborado pelo professor norte americano Arpad Elo, daí o nome ELO para o rating. Para se calcular o rating de um jogador usa-se a fórmula:

R = Ra + 10*(Po-Pe)
R: rating atual
Ra: rating anterior
Po: pontos obtidos
Pe: pontos esperados

Se olharmos para a fórmula concluímos que quanto maior for os pontos obtidos, o seu rating irá aumentar proporcionalmente. Caso contrário ele irá diminuir.
Para calcularmos os pontos esperados vamos supor que você irá enfrentar um adversário que possui uma pontuação de rating igual a sua. Nessas condições, teoricamente, o match entre você e seu adversário deve terminar empatado, ou seja, cada um deve obter 50% dos pontos. Porém se o seu rating é superior, você pela lógica deve obter mais de 50% dos pontos. E quanto maior for a diferença maior deverá ser a porcentagem da pontuação. Com base nessa linha de pensamento  criador do sistema elaborou a seguinte tabela:

Dif Sup (%) Inf (%) Dif Sup (%) Inf (%)
0-3 50 50 198-206 76 24
4-10 51 49 207-215 77 23
11-17 52 48 216-225 78 22
18-25 53 47 226-235 79 21
26-32 54 46 236-245 80 20
33-39 55 45 246-256 81 19
40-46 56 44 257-267 82 18
47-53 57 43 268-278 83 17
54-61 58 42 279-290 84 16
62-68 59 41 291-302 85 15
69-76 60 40 303-315 86 14
77-83 61 39 315-328 87 13
84-91 62 38 329-344 88 12
92-98 63 37 345-357 89 11
99-106 64 36 358-374 90 10
107-113 65 35 375-391 91 9
114-115 66 34 392-411 92 8
122-129 67 33 412-432 93 7
130-137 68 32 433-456 94 6
138-145 69 31 457-484 95 5
146-153 70 30 485-517 96 4
154-162 71 29 518-559 97 3
163-170 72 28 560-619 98 2
171-179 73 27 620-735 99 1
180-197 74 26 >735 100 0
189-197 75 25      

Suponhamos que seu rating seja 2400 e que seu primeiro adversário tenha 2300. Calculemos então seus Pontos Esperados (Pe):
2400 – 2300 = 100
Como seu rating é maior do que o do adversário, procuramos na coluna Dif o número 100 e encontramos a porcentagem correspondente na coluna Sup. Encontramos o valor 64, que significa que você deve fazer 64% dos pontos em disputa. Como cada partida tem o valor de 1,0 ponto, temos:
Pe = 0,64*1,0, logo, Pe = 0,64
Vamos considerar os três casos possíveis: vitória, empate e derrota:
Vitória (Po = 1,0) R = 2400 + 10*(1,0 – 0,64) R = 2400 + 10*(0,36) R = 2400 + 3,6  R = 2403,6
Arredondando: R= 2403
Empate (Po = 0,5) Rn = 2400 + 10*(0,50 – 0,64) R = 2400 + 10*( – 0,14) R = 2400 – 1,4 R = 2398,6
Arredondando: R = 2398
Derrota (Po = 0,0) R = 2400 + 10*(0,00 – 0,64) R = 2400 + 10*( – 0,64) R = 2400 – 6,4  = 2393,6
Arredondando: R = 2393

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