Nakamura vence o Torneio de Xadrez Tata Steel Wijk aan-Zee 2011



Nakamura

Hikaru Nakamura dos Estados Unidos levou o prêmio de 10.000 euros com o primeiro lugar no Torneio 73º Tata Steel, após uma disputa emocionante pelo primeiro lugar na fase final do festival de xadrez anual em Wijk aan-Zee. O atual campeão mundial de Xadrez Viswanathan Anand da Índia terminou em segundo lugar, meio ponto atrás Nakamura, e ganhou 7000 €.
Nakamura, foi para a rodada final com meio ponto a frente de Anand, jogou de pretas com uma Defesa Benoni contra chinês Wang Hao, que lidava com a abertura de uma maneira incomum para obter uma pequena vantagem. A vantagem não durou por muito tempo, no entanto. Em quinze lance do jogo, Nakamura nivelou e sete movimentos depois, o empate foi acordado.
Nesse ponto, Anand certamente não foi melhor em seu jogo final também com as pretas contra o campeão russo Ian Nepomniashchi. Ele optou por uma Najdorf em um último esforço para recuperar o atraso com Nakamura, mas não teve exito, até que 'Nepo "melhorou bastante as chances do campeão do mundo com um sacrifício especulativo no lance 21. Anand tentou, naturalmente, mas "não conseguiu encontrar nada que parecesse convincente", como ele colocou-se e propôs a assinar a paz 17 movimentos depois. Aparentemente, ele sentiu que continuar a tentar uma vitória seria muito arriscado.
Nakamura estava em seu quarto de hotel assistindo ao jogo do seu rival. "Foi totalmente inesperado para vê-lo terminado em um empate", disse ele à imprensa. "Eu era uma espécie de saltar para cima e para baixo ao redor da sala. Eu estava tão feliz. Ganhar um torneio é sempre bom, mas ganhar um torneio de elite como este é algo completamente diferente. Não me lembro a última vez que um norte-americano ganhou um grande torneio. Espero que minha vitória traga maior interesse pelo xadrez de volta aos Estados Unidos. "
O vencedor do torneio explicou a sua "maneira de jogar xadrez mudou" nos últimos tempos. "Eu me tornei mais sério sobre xadrez. Não mais 2.Qh5, não mais aberturas loucas jogadas por mim. Os meus resultados melhoraram. Espero que eu possa mantê-los. Espero quebrar 2800 até o final deste ano", disse ele.
Magnus Carlsen da Noruega terminou em um empate depois de apenas 19 movimentos de peças pretas em uma Chigorin contra o russo Alexander Grishuk para terminar o torneio em terceiro lugar. Levon Aronian da Armênia lutou contra o holandês Jan Smeets campeão nacional em um empate acima de 61 movimentos de uma semi eslava. Eles dividem o prêmio de 6.000 euros combinados de terceira e quarta colocações.
O ex-campeão mundial Vladimir Kamnik e campeão mundial júnior Maxime VACHIER-Lagrave empataram no encontro final, após 23 lances sem inspiração de uma Gruenfeld para terminar o torneio em um lugar comum em quinto. Os dois jogos restantes da rodada também foram empates com Anish Giri da Holanda e Ruslan Ponomariov da Ucrânia pararam o relógio depois de 32 movimentos a partir de uma Bogo india e o espanhol Alexei Shirov e Erwin l'Ami da Holanda também empataram.
Decepcionado com uma rodada com resultados empatados e pacíficos, o GM Ivan Sokolov decidiu que nenhum dos concorrentes do Grupo A merecida os 500 euros do prêmio "Piet Zwart" para o melhor jogo do dia.
O jovem de vinte anos Wouter Spoelman levou o prêmio de 250 euros por dia no Grupo B. Sokolov disse que ficou devidamente impressionado com a vitória bem jogada do jovem em 50 movimentos com as brancas em uma índia do rei contra seu colega holandês Friso Nijboer.
David Navara da República Checa e Lucas McShane da Grã-Bretanha lutaram entre si até um empate em 57 movimentos da Índia do rei para compartilhar o primeiro lugar e os 5.500 euros de prêmios combinados entre o primeiro e segundo lugares. McShane foi declarado vencedor do Grupo B no critério de desempate Sonneborn-Berger, mas os organizadores do torneio decidiram que ambos os jogadores receberão um convite para competir no Grupo A do próximo ano.
Daniele Vocaturo terminou em primeiro no Grupo C. O italiano ganhou 1.000 € e um convite para competir no Grupo-B da edição 2012 do torneio.
O "Piet Zwart Prize", fixada em 100 euros no Grupo C foi atribuído a Mark Bluvshtein por sua vitória em 47 movimentos de brancas em um jogo contra Ivan Ivanisevic.
Classificação final Grande Mestre "A"
1.H. Nakamura 9
2.V. Anand 8½
3.L. Aronian
M. Carlsen 8
5.V. Kramnik
M. Vachier-Lagrave 7½
7.A. Giri
R. Ponomariov 6½
9.I. Nepomniachtchi
Wang Hao 6
11.A. Grischuk
E. l'Ami
J. Smeets 4½
14.A. Shirov 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem logo mais:

O Autor

 

Copyright © Centro Xadrez Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger