São Paulo sediará Final do Grand Slam de Xadrez


Os prefeitos das cidades de São Paulo, Gilberto Kassab, e de Bilbao na Espanha, Iñaki Azkuna, firmaram por meio de uma teleconferência, no início da tarde desta segunda-feira (08 de agosto), um termo de cooperação internacional que prevê a realização conjunta da Final do 4ª Grand Slam de Xadrez. A etapa final será realizada em duas fases. A primeira etapa do torneio, inédito no Brasil, reunirá no Parque do Ibirapuera seis dos mais importantes enxadristas do mundo, entre dia 25 de setembro e 1º de outubro. A segunda etapa acontecerá na cidade espanhola.
“O torneio famoso é reconhecido por todos como um dos mais importantes no campo do xadrez”, afirmou Kassab. “No campo do esporte, [a organização do Grand Slam] vai levar a um grupo importante de jovens que aqui em São Paulo praticam xadrez a oportunidade de participar de um certame que tem cada vez mais tradição, um certame que ajuda o desenvolvimento da mente, até porque o xadrez reconhecidamente é um dos principais esportes no que diz respeito ao desenvolvimento da inteligência, em especial das crianças”, declarou o prefeito.
Segundo Davy D´Israel, que integra a associação Xeque&Mate, representante oficial do Grand Slam no Brasil, as primeiras edições do torneio, em 2008 e 2009, aconteceram na cidade espanhola. Em 2010, a edição foi compartilhada com Xangai em razão da exposição universal, que aconteceu na China. “Dado o sucesso do evento lá, eles viram a oportunidade de compartilhar com outras cidades no mundo”, afirmou D´Israel.
Além da competição, várias atividades paralelas e relacionadas ao xadrez, como oficinas a iniciantes, acontecerão durante o torneio. “O objetivo é alavancar a modalidade em São Paulo e no Brasil”, afirmou D’ Israel.
Estarão presentes no torneio o atual campeão do mundo, o indiano Viswanathan Anand, o número 1 do ranking mundial, o norueguês Magnus Carlsen, e outros quatro membros da elite do xadrez mundial (Levon Aronián, da Armênia, Hikaru Nakamura, dos Estados Unidos, Vasyl Ivanchuk, da Ucrânia, e Francisco Vallejo, da Espanha).
O Grand Slam de Xadrez consiste num circuito de torneios internacionais, realizados em várias cidades do mundo com a participação dos melhores jogadores da atualidade. Geralmente participam seis Grandes Mestres em cada torneio classificatório e o campeão de cada etapa ganha uma vaga. Além deste critério, é feito um convite especial ao Campeão Mundial de Xadrez. Num torneio desses todos jogam contra todos, enfrentando-se duas vezes com cada oponente. Cada jogador disputa 10 partidas, 05 em São Paulo e 05 em Bilbao.


Postagem retirada do site:

www.tabuleirodexadrez.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem logo mais:

O Autor

 

Copyright © Centro Xadrez Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger