Xadrez A Mais Bela Arte.


o Xadrez

Xadrez A Mais Bela Arte.


O Xadrez tem algumas belas definições mais nenhuma delas são concretas existe uma frase que diz assim: "Xadrez é muito jogo
para ser ciência, e muita ciência para ser um jogo, um dia desses eu comprei um filme sobre o xadrez
"Lances Inocentes" fala sobre um garoto de 7 anos de idade que ver alguns homens na praça jogando xadrez
e de cara se encanta pela beleza do xadrez,no outro dia ele pede a mãe para ir pra praça ver os homens jogando
a mãe o leva, ele ver as pessoas jogando e volta pra casa com sua mãe pega um jogo de castelo e forma como se fosse um xadrez
e começa a aprender como se joga, no outro dia ele joga xadrez com um velho que diz ter ganho de Mikhal Tal. Enfim, uma criança que nunca viu o jogo
ver ele por uma unica vez e se encantar com o jogo é muito bonito.

Nesse filme um professor de xadrez diz que a definição de fischer era que o xadrez nem é jogo, nem é ciência,
xadrez é uma arte, uma bela arte como pintar quadros, desenhar, fazer esculturas, e talvez a mais bela arte
, Quando eu era criança, meu pai me ensinou a jogar, nesse tempo eu jogava Playstation 2, e todos os jogos que eu não consiguia passar
eu entrava no pc e procurava códigos, para poder vencer o jogo, eu pensava que o xadrez era a mesma coisa.. então quando eu comecei a perder
eu entrava no pc e digitava no google "Como ganhar no xadrez" eu lia dicas que falava não desenvolva cavalos antes do bispo ..., e o resultado era
sempre o mesmo eu continuava perdendo e perdendo.. ai então eu resolvi baixar um livro "Xadrez Básico"
La dizia que o melhor método de começar uma partida era jogando 1.P4R / 1.e4 ai eu comecei a decorar
o segundo era 2.C3BR/ 2.Cf3 o terceiro era 3.B5CD/ 3.Bb5 e assim por diante depois de eu ter lido isso
fiquei maravilhado o tão bom que é o xadrez, e chamei meu pai para jogar, pronto para usar a abertura que
eu ja tinha aprendido. Resultado: perdi de 3x0 e esse foi o momento mais próximo de eu abondonar o xadrez.

Eu continuei lendo o livro Xadrez Básico e chegou numa parte de 4 partidas comentadas quando eu cheguei nessa página eu logo
pensei que se eu vesse os lances dele eu jogaria a mesma coisa pra ganhar, nessa época eu não sabia que o número de variantes até o 10 lance era quase infinito
, mais mesmo assim eu continuei lendo demorei quase o dia todo para terminar de ler as 4 partidas quando eu terminei, eu chamei novamente o meu pai pra jogar,
agente começou a primeira partida como tinha no livro ai de repente eu vejo que eu posso comer a dama dele de bispo, ai eu fiquei orgulhoso de poder ganhar uma
do meu pai, ai eu comi, ele deu um xeque de bispo tentativa dos desesperados pra ver se recuperava peça.. ele faz um lance de cavalo com xeque ai eu pego o rei, e vejo que
não tem para onde o rei ir, e ele me olhou com aquele olho.. dizendo "XEQUE-MATE"(Mate de Legal)


Confesso que não fiquei feliz de ter levado um Xeque-mate, mais eu conseguir aprender algumas coisas tipo: "Quando um jogador le dar um presente, veja se ele não quer
algo em troca"
, segunda coisa: "Proteja sempre o seu rei, faça o roque pois nas alas eles ficam mais seguros".


Hoje eu tenho 12 anos, e sou considerado como o melhor jogador da minha cidade absoluto, e sei que não é facil ganhar no xadrez
não é com códigos que você vai aprender a jogar bem, dicas ajudam a você não errar, mais não são ordens.

Eu so queria terminar esse post fazendo uma pergunta:


O que relmente o xadrez é para você ?

(a) um jogo ?
(b) uma ciência ?
(c) uma arte ?

Comentem seus comentários seram bem-vindos !


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem logo mais:

O Autor

 

Copyright © Centro Xadrez Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger