Partida Comentada.


E ae! Eu vim trazer aqui para vocês uma partida que joguei contra um conhecido meu, agente jogou no MSN, cada um colocou o tabuleiro na frente do PC e foi fazendo os lances (coisa que acho que um monte de gente faz quando vai jogar on-line de muito tempo, afinal, jogar on-line e olhando pra tela do PC e tals doí muito nos olhos e a cabeça e eu num estou gostando disso :/). Então, vamos logo ver a partida! Eu estou de Brancas e Meu Adversário é um homem que conheci na net, o Cesar. Então vejam ela e comentem!

Brancas: Junio Ferreira - Pretas: Cesar

1°: Cf3 Cf6 2°: g3 g6 3°: Bg2 Bg7 4°: O-O O-O Sistema Barzca! Aqui, as Brancas e as pretas deixaram seus Reis bem protegido e pode ate ter um jogo seguro! Agora os dois lados estão prontos para Atacar! 5°: d3 c6 Aqui tem varias continuações, o Jogo continua igual, como você ver, o lance d3 não ataca o centro imediatamente, mas tem um caso, ele vai apoiar o peão de "e" quando ele for a e4. O lance d6 das pretas, eu confesso, não conheço essa variante, mas deu pra jogar assim mesmo, afinal, eu segui meu objetivo! E na minha opinião, isso é muito importante na abertura, quando você não conhece o sentido do lance do adversário, calcule, analise o por que daquilo, e faça o seu lance sabendo bastante do que esta fazendo! 6°: e4 d6 7°: Be3 Bd7  Hahahahaha! o lance 7° Be3 foi um dos meus lances mais originais! Respondo com certeza o por que fiz ele! E o por que é o seguinte: O Bispo em g5 não ia ter tanta ação como esse bispo ai em e3, e também, em f4, ele ia ficar muito exposto e caso lá na frente eu quisesse fazer o lance f2-f4 eu ia ter que tirar o Bispo de f4 e eu não queria perder esse tempo, mesmo sabendo que isso podia acontecer no meio-jogo. E meu bispo ali, ele esta em uma boa casa de desenvolvimento, nada de obstruir a torre caso que ela vá a e1, que no fato Te1 é um lance centralizador, e bom! E o bispo não ia esta obstruindo ela, mesmo estando a sua frente, o bispo pode sair dali e ir a uma casa diferente, e esse lance ia acontecer no meio-jogo e eu num ia ter receio, como teria se eu jogasse Bf4. Be3 também aponta pra ala da dama, e pode impedir um futuro ...Db6 ou um ataque naquela ala das pretas. E esse meu bispo aponta para e4! E ele pode ajudar no controle dessa casa! [Também podia surgir: 7°: Cc3 Cbd7 8°: Te1 Db6 9°: d4 e5 10°: d5 cxd5 11°: exd5 Cc5 e pretas tem um bom cavalo. Ou também pode surgir: (7°: Cc3 Db6 8°: d4 Te8 Um lance centralizador. Aqui as brancas tem um centro bom de peões 9°: De2 Be6 10°: Td1 Ca6 11°: h3 Tad8 12°: Cg5 Cc7 13°: a4 E as brancas ficaram melhores!)] Voltando ao lance 7°: Be3 Bd7, aqui as negras também tem outras chances de respostas!: [7°:...Cg4 8°: c3 Cxe3 9º fxe3 os peões brancos ficaram dobrados, mas eles estão em quadrado, e a coluna "f" foi aberta para a torre 9°:...e5 10°: d4 na tentativa de dominar o centro e trocar os peões dobrados 10°:...De7 Acho melhor do que Db6, aqui ela tem mais atividade 11°: Cbd2 Be6 12°: Da4 a dama entra no meio do jogo para ajudar na luta pelo centro, e também, liga as torres e ajuda a torre de "a" para entrar no jogo! 12°:...Cd7 13°: Tad1 a5 14° Dc2 f5 e as pretas começam a melhorar seu jogo.] 8°: Cbd2 Dc8 Aqui, ainda era possível Cg4, [ 8°:...Cg4 9°: c3 Cxe3 Aqui, as pretas capturam meu bispo bom. 10°: fxe3 c5 11°: Tf2 ameaçando dobrar torres, e fazer uma boa centralização de peças. 11°:...Db6 12°: Dc2 Cc6. Aqui o cavalo já entra no jogo, agora as peças leves pretas estão ativas.] 9°: Te1 Bg4 O lance 9°: Te1 foi um lance centralizador, e prevenindo  lance Bh3 trocando meus bispo s de casas brancas. Mas também podia surgir o lance d4. Veja só: [9°: d4 Cg4 10°: c3 fortalecendo o centro de peões. 10°:...Cxe3, esse lance ele é feito, por que o bispo branco é forte e o cavalo ataca ele trocando. 11°: fxe3 Bg4, aqui o lance 11°:...Bh3 não é tão bom (11°:...Bh3 12°: Bxh3 Dxh3 13°: Db3 Dd7, aqui, as brancas já estão melhores.) 12°: Db3 a5 13°: a4 Dc7 14°: Tad1 e as brancas estão com um jogo melhor, suas peças estão bem ativas e desenvolvidas, e as pretas precisam dar um jeito no cavalo.] 10°: c3 A parti daqui, o jogo começou a ficar melhor para as Brancas. Vamos fazer uma pequena analise: As brancas estão com as peças centralizadas, só falta a torre de a1 entrar no jogo, e tem um bom domínio central, uma boa estrutura de peões. As pretas, estão com um cavalo na sua casa inicial, o centro não é exatamente do preto, ele não tem muitas peças ali. E também, ele precisa desenvolver a torre de a8. 10°:...Cbd7 Aqui, também pode surgir o lance 10°:...Ca6 E poderia seguir: [ 10°:...Ca6 11°: d4 d5 12°: Dc2 permanecendo a superioridade. 12°:...Td8 13°: e5 Para trás cavalo! Eu que domino aqui!] Ou então, ele podia fazer o lance 10°:...Bh3 para trocar os bispos [ 10°:...Bh3 11°: Bxh3 Dxh3 12°: d4 h6 13°: Db3 b6 aqui o lance 13°:...b5 deixa as brancas melhores, pois elas vão fazer o lance a4 e começar um ataque forte. 14°: e5 aqui, o lance 14°:..Cd5 da uma vantagem as brancas, pois pode seguir: (15°: exd6 exd6 16°: c4 Cc7 17°: Te2 d5 18°: Tae1 e as brancas estão melhores.)] 11°: Db3 Te8?! Aqui é uma parte importante da partida. Havia outros meios de respostas, o lance 11°:... Te8 não considero tão bom, a torre podia ficar na defesa, ele podia jogar lances como e5 começando algo, e Dc7 para ligar as torres. Vamos ver: [ 11°:...e5 12°: d4 Be6 13°: c4 exd4 14°: Bxd4 Dc7 etc.] Mas o lance do texto, 11°: Te8 mim deu a oportunidade de jogar esse ataque!: 12°: Cg5! Tf8?! Uma perca de tempo no meio-jogo. Isso é possível???  Sim, esse lance é uma prova disso, volte o tabuleiro e veja, que a torre estava em f8 um lance antes, e meu cavalo em f3 só que agora, é como se eu tivesse feito dois lances, Db3 e Cg5 começando um ataque! Mas também, agora, não tinha muitas alternativas, vejamos, jogar 12°:..e6 em vez de Tf8. [ 12°:...e6 13°: f3 h6 14°: fxg4 hxg5 15°: h3 deixando os peões em quadrado e protegendo o peão de g4, também pode jogar Dd1. 15°:...Ch7 16°: Tf1 Dc7 17°: d4, e o centro das brancas fica ótimo! Aqui, as peças brancas estão fazendo um ótimo papel! As pretas, ainda tem uma torre na casa inicial, e um cavalo no canto. Não domina o centro como o branco domina. E sobre os peões dobrados pretos, eles não são melhores que os brancos. 17°:...Cdf6 aqui, as brancas estão com um jogo muito melhor. Afinal, sua posição esta ótima!] Aqui, logo no lance 12°: Cg5! As brancas ficaram muito melhores! E a partida continua: 13°: h3 Be6? E as pretas vão começar a cair. Eu ate pensei em jogar 13°: f3, mas não quis muito, mesmo sabendo que meu bispo pode ir a h3, eu no caso, queria que o peão de "f" avançasse para f4 e atacasse o centro, coisa que ele vai fazer! Aqui, podemos ver o que aconteceria se eu jogasse 13°: f3, vamos ver: [ 13°: f3 h6 aqui, Be6 não é bom veja: ( 13°: ...Be6 14°: Cxe6  fxe6 15°: Bh3 *é um pouco melhor que Dxe6* Rh8 16°: Bxe6 Dc7 As pretas tiram o cavalo da cravada e liga as torres 17°: d4 e aumenta o domínio do centro! 17°:...a5 Nimzovitsch disse assim: "Não ataque na ala se o centro poder se abri, o ataque na ala, pode ter fama de desespero" Aqui, as pretas atacam na ala em busca de um jogo, e as brancas não vão simplesmente atacar no centro, esse peão, ele esta prestes a perturbar a dama então, as brancas elas fazem o lance: 18°: a4! Neutraliza um pouco a ala da dama! E as brancas permanecem melhores!) 14°:fxg4 hxg5 15°: h3 Cc5 16°:Dc2 *também pode Bxc5* Ce6 17°: Cf3 d5 e as pretas começam a tentar abri o jogo e atacar no centro branco. 18°: Cxg5 Cxg5 19°: Bxg5 dxe4 20°: d4 Permanecendo a superioridade branca!] 14°: Cxe6 fxe6 15°: Dxe6+ Tf7 16°: f4 Cf8 O lance f4 era o que eu queria a um tempo! Também pode jogar Cf3, mas o lance f4 é bem melhor! Domina mais o centro! Aqui, o lance preto Cf8 não foi tão bom, mas tem suas ideias. Tirar a dama dali e transpor o cavalo para uma casa melhor. Mas podia surgir: [ 16°:...Dc7 17°: Cf3 h6 18°: Tf1] 17°: Db3 Dd7 Eu podia ter trocado damas, mas eu queria que a minha dama permanecesse pressionando na diagonal a2-g8, o lance Cf8 das pretas, na minha opinião, também tinha o objetivo de trocar damas. Vejamos caso acontecesse uma troca de damas: [ 17°: Dxc8 Txc8 e a torre que estava fora do jogo entrou. 18°: Bxa7 e5 19°: Cc4 Ce8 20°: Be3 b5 21°: Ca5 aqui, o cavalo tem seus objetivos, ele ataca o peão em c6 e tem a casa b3 de fuga caso for atacado. 21°:...Ce6 melhorando a posição do cavalo preto, ai ele fica mais centralizado. 22°: f5 Cc5 23°: Tad1 e as brancas estão com as peças em jogo. O cavalo no canto não é uma fraqueza tão grande, como eu disse, ele tem seus objetivos. As pretas estão com um peão a menos, e elas tem que melhorar a posição de suas peças, o cavalo em c5 é a ameaçado a ser tomado pelo bispo, isso ia acabar dobrando os peões negros. Aqui, as brancas devem ganhar.] 18°: Cf3 e6 Aqui, era um pouco melhor h6, vejamos a continuação: [ 18°:...h6 19°: Bf2 guarda a casa g3 , aqui da pra imaginar um salto de cavalo Cf6-h5-g3. Eu na hora, também tinha calculado g4, que também estava em meus planos! (19°: g4 a5 20°: a4 e6 21°: Tf1 c5 22°: Tae1 e as brancas estão centralizando suas peças! Tc8 pretas fazem o mesmo. 23°: f5 e começa o ataque que eu estava pensando desda hora que eu joguei o peão em f4! Aqui as brancas ainda devem ganhar.) 19°:...a5 20°: a4 Td8 centralizando. 21°: Tad1 e as brancas permanecem melhores e devem ganhar.] 19°: f5 começou o ataque na Ala do Rei! h6 Aqui, ainda não era de descartar o lance a5. Vejamos: [ 19°:...a5 20°: Cg5 Te7 21°: fxe6 Cxe6 22°: a4 h6 23°: Cf3 e as brancas continuam melhores.] 20°: e5 Cd5 No lance e5, nossa, nessa parte eu estava atras de trocar f4 por um daqueles peões, mas eu parei e pensei em um lance melhor, e esse era e5! E ele respondeu Cd5 como vocês viram. 21°: f6 Cxf6 Nossa!! Aqui não precisava de tanto! Ou ele queria jogar bonito, ou ele queria mim dar uma peça a mais e mim entregar logo o jogo, ou nenhuma das alternativas anteriores, ele devia ter seu motivo. Aqui, para mim, era melhor tomar o bispo, Veja: [ 21°:...Cxe3 22°: Txe3 Bh8 Aqui, há varias respostas brancas boas. Como linha principal, eu vou por: 23°: Te4! a5 24°: d4 a4 afastando a dama daquela casa. 25°: Da3 aqui, Dc4 seria um mau lance, afinal, dava a vantagem para as pretas. 25°:....Dd8, um pouco melhor que g5. 26°: Th4 Db6 27°: Rh2 dxe5 simplificando no centro. 28°: dxe5 Th7 29°: Td1 Da5 30°: Tdd4 E as brancas permanecem melhores. A outra variante era: (23°: d4 d5 24°: Dc2 Rh7 25°: Bf1 De8 26°: Bd3 Tc7 E as brancas permanecem melhores, e as pretas tentam conseguir uma defesa. Há também, Tf1, vejamos. ( 23°: Tf1 a5 24°: d4 d5 25°: Ch4 De8 26°: Dc2 Td7 e as pretas continuam tentando ter uma defesa, enquanto as brancas devem ganhar. O ataque delas é forte e a vantagem é grande.)] 22°: exf6 Txf6 23°: Bd4 Tf7 Aqui, depois de eu ter consegui um cavalo a mais, quis logo  simplificar a partida, trocando os bispos, mas também tinha como melhorar a posição das minhas peças. Veja [ 23°: Tf1 Dc7 24°: Tae1 não tem pressa para um próximo ataque, as pretas não vão fugir, então, melhor é melhorar as peças. 25°: Te2 a5 26°: Tef2 a4 27°: Db5 Cd7 28°: d4 e as brancas continuam boas! ] Aqui também, as pretas podem responder de outra maneira, mas o lance Tf7 é bom também. Em vez de Tf7, elas podem tentar [ 23°:...Tf5 24°: Tf1 Bxd4+ 25°: Cxd4 Txf1 26°: Txf1 e a simplificação que eu queria seria alcançada.] 24°: Bxg7 Rxg7 O mais correto. De torre daria outra historia. [ 24°:...Txg7 25°: Tf1 Tf7 um pouco melhor que a5 ou Dc7 26°: Cd2 aqui, fica como se as pretas tivessem dado um tempo as brancas, afinal, as peças das pretas estavam nas mesmas casas a uns lance atras, só que agora, cavalo foi a d2 e a torre a f1, e é como se as brancas estivessem feito três movimentos, agora, da pra simplificar também.] 25°: d4 Ch7 Aqui, era melhor Te8 defendendo o peão e colocando uma peça em jogo. Veja [ 25°:...Te8 26°: Te2 a6 27°: c4 Dc7 28°: Dc3 Tee7 29°: Tae1 Rh7 Aqui as brancas podem começar um ataque com 30°: Te4 d5 31°: Tg4 Tf5 32°: Ce5 E as brancas tem peças bem posicionadas para um bom ataque!] 26°: Te2 Taf8 Aqui, não precisava tanto eu jogar Te2, mas eu vi a tomada de peão, mas eu não quis, não achei tão bom, quis mesmo deixar o peão e colocar a outra torre em jogo. Se eu tomasse o peão podia seguir: [ 26°: Txe6 Cf8 27°: Te3 Te8 28°: Txe8 Dxe8 e simplificado mais ainda! E agora, as pretas estão com as peças em jogo e uma coluna aberta, só o cavalo que não esta bem posicionado, e as brancas tem que levar a torre, mais isso não muita coisa, a torre entra logo no jogo e ameça dama e toma a coluna.] 27°: c4 Cf6 Aqui, o cavalo estava pressionado, se eu deixasse, ia ser torre por cavalo e bispo, e eu não queria isso. Mas aqui, era um pouco melhor Te3. Veja [ 27°: Te3 Te7 28°: Tae1 Tf6 29°: T3e2 Te8 30°: Da4 a6 Aqui, as brancas permanecem melhores. E o jogo pode continuar 31°: d5 Dc8 32°: dxc6 bxc6 simplificando mais ainda, e melhorando a ação da dama branca.] 28°: Tae1 Ch5. Aqui, podia ter outro lance fora Tae1, eu podia atacar no centro com c5. Veja [ 28°: c5 Cd5 29°: Tae1 Tf6 E as peças brancas estão em jogo e bem ativas.] A partida acaba aqui. O ultimo lance 28°:...Ch5 terminou a partida. Mas de forma justa, aqui, pelo o jogo em que as brancas jogaram e as pretas fizeram, a vitoria é das brancas. 1-0. A partida, aparti do lance 28:...Ch5, poderia continuar: [ 28°: Txe6 De8 29°: Da3 Tf6 30°: Dxa7 Txe6 31°: Txe6 e as brancas devem ganhar. Não é bom tomar o peão de g7 com a dama no lance 31. se fosse 31°: Dxg7 em vez de Txe6 as brancas dariam as pretas a chance de igualar. Veja ( 31°: Dxg7? Tf7! 32°: Db4, não toma o peão de c6, se não, as pretas ficam melhores. Por exemplo ( 32°: Dxc6 Txe1! 33°: Cxe1 Cxg3 34°: Rh2 Cf5, aqui a situação das pretas é melhor do que antes. Ela esta um pouco melhor. E pode sustentar a partida.) 32°:...Txe1 33°: Dxe1 e agora o jogo esta igual e as pretas sustentaram seu jogo.) 32°:...Dc7 33°: d5 cxd5 34°: Dd4+ Cf6 35°: Cd2 E as brancas devem ganhar.] Com tudo isso, encerro meu estudo dessa partida.

Eu agradeço a o Cesar por ter jogado essa partida comigo. Foi com ela em que eu pude ter um bom jogo e aumentar meu estima! Obrigado.

Gente só lembrando, Dawton esta em Fortaleza representando o Juazeiro do Norte - CE e o Site vai ficar sem ele por um tempo. Ele só irá voltar Próxima Semana. Então, as postagens sobre as noticias da copa do mundo virão por mim! o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem logo mais:

O Autor

 

Copyright © Centro Xadrez Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger