Uma máquina pensa mais que um humano ?

Uma máquina de xadrez pode pensar mais que um jogador de xadrez profissional ?
-Essa é a nossa pergunta de hoje, para podermos falar disso vamos voltar ao passado...

O Xadrez Para Computador Foi Então Inventado

Dr. Dietrich Prinz escreveu o primeiro programa de xadrez para um computador de funcionamento universal. O programa foi lançado em novembro de 1951. Anteriormente, máquinas especiais foram concebidas apenas para jogar xadrez, mas Prinz decidiu inventar um programa que poderia ser jogado em qualquer computador.
o primeiro jogo de xadrez para computador-2
O Xadrez Para Computador Foi Então Inventado

Os computadores da década de 50 tinham o poder de memória muito menor se comparados com os computadores de hoje, e o programa só poderia examinar um movimento possível numa média de 15 minutos (um movimento que pode ser feito por um computador moderno, em uma fração de um segundo!) No entanto, para a época isso foi considerado um milagre.

Agora vamos avançar um pouco para o futuro para 96 e 97: 

Azul profundo (Deep Blue)  foi um supercomputador e um software criados pela IBM especialmente para jogar xadrez com 256 co-processadores, capazes de analisar aproximadamente 200 milhões de posições por segundo.
Em fevereiro de 1996, o campeão do mundo de xadrez, Garry Kasparov, natural do Azerbeijão, atualmente radicado na Rússia, considerado o melhor jogador de todos os tempos, ganhou três partidas, empatou duas e perdeu uma contra Deep Blue, obtendo a pontuação final de 4 a 2 (o empate dá 0,5 ponto para cada um dos lados). A única derrota de Kasparov nesse match foi justamente na primeira partida, a qual passou a ser o primeiro jogo de xadrez em que um computador venceu um campeão do mundo sob regras normais de tempo. Mesmo recuperando-se nos jogos seguintes, ao final do match, Kasparov declarou que era o último humano campeão de xadrez, talvez prevendo o que aconteria no ano seguinte.

Em maio de 1997, após uma severa atualização, Deep Blue venceu Kasparov em um novo confronto de 6 partidas, com 2 vitórias, 3 empates e 1 derrota (pontuação final: 3,5 a 2,5), tornando-se o primeiro computador a vencer um campeão mundial de xadrez num match com regras de tempo oficiais.

A derrota de Kasparov no segundo match é uma das maiores polêmicas do mundo do xadrez. Naquela ocasião, o grande mestre acusou a IBM de ter trapaceado dizendo que jogadores humanos intervieram durante a segunda partida. A IBM se defendeu dizendo que os ajustes no programa e intervenções ocorriam somente entre uma partida e outra. Kasparov pediu os arquivos (printouts dos log files), porém a IBM se recusou a fornecê-los. Na base de dados do computador havia mais de 700 mil partidas de Mestres e Grandes Mestres, porém quando Kasparov pediu à IBM algumas partidas jogadas pelo Deep Blue para que entendesse melhor seu oponente, o pedido foi negado. Kasparov pediu ainda um novo match, porém a IBM não teve interesse e aposentou o computador. Há um documentário de 2003 (Game Over: Kasparov and the Machine) que apresenta a possibilidade desta vitória ter sido armada para elevar o valor das ações da companhia.

Partida de Kasparov x Deep Blue:


Kasparov Após o jogo:

Argumento (ou explicação) sobre a perca de Kasparov para Deep Blue em 97

Desde então livros e mais livros colocam dizendo que as máquinas podem pensar mais que um homem !, mais como ? os homens vão ser trocados por Robôs ? coloquem seus comentários a respeito disso !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem logo mais:

O Autor

 

Copyright © Centro Xadrez Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger