MOISEENKO E NAVARA lembrou ao mundo sobre o FAIR PLAY


O segundo dia da 3 ª rodada do Campeonato Mundial de Xadrez em Khanty-Mansiysk terminou de forma inesperada.Depois de seis horas-jogos houve apenas um jogo jogado no torneio esvaziado salão: David Navara (República Checa) estava implementando a vantagem decisiva de material (queen rook vs) contra Alexandre Moiseenko (Ucrânia). Tendo derrotado a resistência desesperada do adversário, Navara alcançado a posição onde quer companheiro ou a perda da torre era inevitável e naquele momento ele ofereceu um empate. A situação foi esclarecida pelos dois mestres.

David Navara: - Em movimento 35 eu acidentalmente tocou ambas as partes - o rei eo bispo. Eu queria mudar meu bispo em d6, mas cortada também o rei, no entanto, Moiseenko insiste que eu tenho tocado pela primeira vez o rei, mas eu não estou certo sobre isso. Qualquer movimento com o rei levaria à perda da peça, no entanto, Moiseenko não insistiu para que eu fazer a minha jogada ou seja com ele. Eu não queria ser referido como o jogador de xadrez antiético que conseguiu ganhar de uma forma injusta, é por isso que no final, tendo alcançado a posição vencedora, eu ofereci um empate.

Alexander Moiseenko: - Navara em movimento 35 tocado pela primeira vez o rei. Eu disse a ele: os movimentos rei. No entanto, percebi que o meu adversário acidentalmente cometido esse erro, não é possível que ele tão facilmente asneira da peça. Esta é a razão pela qual eu não insistiu em seu movimento com o rei.

Vamos lembrá-lo que se você é eliminado na terceira rodada você recebe 12.800 dólares, e a qualificação para a 4 garante-lhe o prêmio mínimo de 20 000 dólares. Além disso, o vencedor deste jogo vai continuar lutando por três ingressos para o Campeonato Mundial

A situação extraordinária foi comentado por nosso especialista - Grandmaster Sergey Shipov:- Eu acho que ambos os adversários agiam de forma extremamente honrosa. Hoje, nestes tempos difíceis, nossos heróis estão arriscando a qualificação para a próxima rodada, o que significa pôr em risco o dinheiro sério em prol da preservação da sua reputação.

O primeiro movimento foi feita pelo nobre Moiseenko, que perdoou um toque acidental de uma peça feita por seu adversário. Depois disso Navara decidiu que ele não tem o direito moral para vencer este jogo e fez um gesto nobre em troca - ele ofereceu um empate em uma posição absoluta vencedora. Eu acho que nosso mundo não está perdido enquanto temos pessoas como David Navara e Moiseenko Alexander. Eu, pessoalmente, apoiará estas duas Grandmasters em todas as rondas. Infelizmente um deles terá que sair após as quebras de empate.Esta história chegou ao conhecimento do Khanty-Mansiysk Autónoma Governador Okrug-Ugra. Natalia Komarova declarou em sua decisão de criar um prêmio especial da Copa do Mundo - «fair play»: - Sem dúvida que o mundo inteiro vai apreciamos muito a escritura mutuamente nobre dos jogadores de xadrez ucraniano e tcheco. Nós vamos para a nobreza, no tabuleiro de xadrez, bem como na vida cotidiana. - Estou muito orgulhoso de ambos os esportistas que agiram em conformidade com o logotipo da FIDE: Gens Una sumus, - resumiu o presidente da FIDE Kirsan Ilyumzhinov.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem logo mais:

O Autor

 

Copyright © Centro Xadrez Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger