Entrevista com o GM Alexander Grischuk


O GM russo Alexander Grischuk venceu no tie breaks o seu compatriota e amigo Vladimir Potkin.
La, teve a seguinte reportagem:

Jornalista - Foi um jogo duro, nê?

Alexander - É claro! É sempre difícil ganhar o jogo de volta depois de perder o primeiro. As partes de empate também foram muito tensas. No primeiro jogo eu tinha uma posição de muita perceptiva, apesar de complicada. Eu fiquei ate confuso se Volodya fez tudo corretamente. No segundo jogo eu joguei uma novidade em d5, mas para minha surpresa Volodya sabia como jogar, talvez ele estudou este movimento. Recebemos uma posição muito complicada, com uma vantagem para as brancas. Apesar de ter sido muito mais fácil jogar de pretas. Meu adversário perdeu as táticas em um ponto, e as pretas ficaram melhores.Entrei em um final de peão, podia ate parecer empate, mas as brancas tinha só 2 min para pensar.

Jornalista - Então, você não está cem por cento certo de sua vitória?

Alexander - Claro que não. Vladimir não levou em conta que, quando os peões se deslocar para h4 e h5, o preto é capaz de mudar peão e4 para dar um jeito em b4. Aqui, graças à conquista superando as pretas.

Jornalista - Em um dos dias anteriores, testemunhou o seguinte: você jogou um jogo contra o Vladimir, então pegou um carro e foi para o hotel, discutindo alguma coisa com ele. Sua amizade não sofre por causa da rivalidade?

Alexander - Em um ponto eu estava xingando a mim mesmo que estava dando alguns conselhos para Volodya. Ela não diz respeito todas as posições concretas. Quando eu perdi no meu primeiro jogo eu imediatamente lembrei das palavras de Anatoly Bykhovsky.

Abaixo tem os resultados dos mach.


NameG1G2 R1 R2 r3 r4 B1 B2 SDTot
      Round 5 Match 01
 Svidler, Peter (RUS)½0.5
 Polgar, Judit (HUN)½0.5
      Round 5 Match 02
 Ivanchuk, Vassily (UKR)11.0
 Radjabov, Teimour (AZE)00
      Round 5 Match 03
 Grischuk, Alexander (RUS)½0.5
 Navara, David (CZE)½0.5
      Round 5 Match 04
 Ponomariov, Ruslan (UKR)½0.5
 Gashimov, Vugar (AZE)½0.5


Fonte: Chess World Cup 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem logo mais:

O Autor

 

Copyright © Centro Xadrez Design by O Pregador | Blogger Theme by Blogger Template de luxo | Powered by Blogger